Painéis de azulejos das estações da Linha do Oeste estão a ser restaurados

Data:

A Infraestruturas de Portugal está a efetuar trabalhos de conservação e restauro nos painéis de azulejos de sete estações da centenária linha ferroviária do Oeste (Sintra/Figueira da Foz).

A intervenção está a ser feita nas estações de Mafra, Outeiro (Torres Vedras), Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Valado (Nazaré) e de Leiria, informou a Infraestruturas de Portugal, em comunicado

Os trabalhos de conservação envolvem um investimento de cerca de 180 mil euros, estimando-se a sua conclusão no primeiro semestre de 2019.

As intervenções contemplam a remoção de azulejos destacados dos painéis, limpeza, colagens, consolidações, tratamento do suporte, preenchimentos, consolidações, reintegrações cromáticas e refrescamento de juntas.

Entre o património restaurado, os mais antigos são os azulejos da estação de Caldas da Rainha, fixados em 1924 por Carlos Aleluia, retratando locais emblemáticos da cidade, como a Praça da República, o Hospital Termal e o Parque D. Carlos I, assim como o artista Bordalo Pinheiro.

Os azulejos das restantes seis estações intervencionadas, todos a retratar espaços dos respetivos concelhos ou tradições e trabalhos ligados à viticultura, como a do Bombarral, foram colocados entre 1929 e 1943 e são de autoria de Carlos Mourinho, Gomes Salvador, J. Oliveira, Jorge Pinto, José Vitória Pereira, Ernesto Korrod, Leopoldo Battistini e Luís Fernandes.

A Linha do Oeste começou a ser construída nos finais do Século XIX, tendo o seu primeiro lanço, Alcântara-Cacém, sido inaugurado em 02 de abril de 1887, ano em que a linha chegou a Torres Vedras, Caldas da Rainha e a Leiria e, no ano seguinte, à Figueira da Foz.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.