Marcelo Rebelo de Sousa faz hoje 70 anos

Data:

O Presidente da República completa hoje 70 anos. Todos o conhecem – a sua popularidade não admite discussão – e quase todos sabem muito sobre o Presidente. Que é hipocondríaco assumido, afetuoso, teimoso, frenético, um constitucionalista por excelência, divertido. Um círculo mais restrito fala de uma inteligência arguta e de um enorme poder de manipulação. Quase todos concordam que é brilhante. Paulo Portas disse um dia sobre ele que Deus tinha-lhe dado a inteligência e o diabo a maldade

Marcelo Rebelo de Sousa tem características únicas, que o tornam um desafio para qualquer biógrafo, e uma vida tão cheia que, tentar escrevê-la, resultará sempre num tratado.

Em jeito de prenda o MUNDO PORTUGUÊS conta hoje e recorda ao Presidente um dos mais célebres episódios de intriga político-jornalística que é conhecida e atribuida a Marcelo Rebelo de Sousa. Foi revelada ao país por Paulo Portas, num programa do Herman José (o Parabéns, emitido pela RTP a 4 de dezembro de 1994) e celebrizou-se como “o caso da vichyssoise”.

Em 1991, Portas era diretor do semanário O Independente, Mário Soares o Presidente da República, Cavaco Silva primeiro-ministro. Soares tinha convocado uma reunião com constitucionalistas – entre eles, Marcelo Rebelo de Sousa – para saber se o Governo de Cavaco chegava às eleições em plenitude de funções – já que se estreava nesse ano a novidade de, pela primeira vez desde o 25 de Abril, um executivo terminar um mandato sem estar demissionário ou em gestão.

Sobre o episódio em si, as versões variam dependendo de quem narra a história, mas, no essencial, Portas queria saber o que se tinha discutido nessa reunião em Belém. Na versão do então jornalista, Marcelo colaborou com a sua curiosidade, relatando quem dissera o quê, em que momento, e como, chegando até ao pormenor da ementa: uma vichyssoise (sopa fria).

Só que, ainda segundo a versão Portas, horas depois, o jornalista deu de caras com um dos constitucionalistas presentes na reunião e pergunta-lhe pela sopa fria. E descobriu que o que ouvira de Marcelo era mentira. Menu incluído.

Do episódio, que levou a uma zanga de anos entre ambos, Portas concluíu sobre Marcelo no programa televisivo: “Deus deu-lhe a inteligência e o Diabo deu-lhe a maldade.”

A versão de Marcelo lembra a história numa outra perspetiva. “Nunca revelei o conteúdo político do jantar. Ele pediu: “Ao menos a ementa.” Então, confesso que bastante enfastiado, terei falado a vichyssoise”, revelou

O Independente de Paulo Portas viria a fazer manchete da reunião, com a lista completa do menu de assuntos, mas sem qualquer referência à sopa fria.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.