• Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
  • Follow us
    • Facebook
    • Youtube
    • Instagram
Mundo Português
  • 27 Março, 2023
  • Contactos
  • Quem Somos
Mundo Português

Lisboa, Portugal

27 Março, 2023
  • Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
Home
Sem categoria

Museu da República e Maçonaria em Pedrógão Grande encerra com futuro incerto

27 Dezembro, 2018 Regional, Sem categoria
Facebook Twitter E-mail
Museu da República e Maçonaria em Pedrógão Grande encerra com futuro incerto

A Câmara de Pedrógão Grande reiterou  o seu empenho numa solução para acolher o Museu da República e Maçonaria e esclareceu que aguarda uma “proposta concreta” do proprietário quanto ao futuro das coleções. “Estamos abertos” a negociar com o dono daquele museu particular, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Valdemar Alves, ao defender que Aires Barata Henriques “tem de dizer o que quer”.

Instalado há vários anos na povoação de Troviscais, no concelho de Pedrógão Grande e distrito de Leiria, o Museu da República e Maçonaria reúne centenas de peças e documentos sobre diferentes fases do republicanismo e das atividades maçónicas em Portugal, bem como do Estado Novo, Guerra Civil de Espanha (1936-1939), resistência ao fascismo e ao nazismo.
O espaço museológico, que funciona no rés-do-chão da Torre da Princesa Peralta, um imóvel neomedieval construído com diversos materiais recuperados pelo dono, vai encerrar como previsto na segunda-feira, 31 de dezembro, sem ter ainda assegurada uma solução de futuro.
Apesar de estar na situação de baixa médica, na sequência de uma cirurgia, Valdemar Alves aceitou falar à Lusa sobre o assunto, reafirmando que a Câmara planeia comprar um edifício do século XIX, no centro da vila, para albergar as coleções do economista Aires Henriques, antigo presidente da Casa de Pedrógão Grande, em Lisboa.
O autarca disse que o imóvel, próximo da Casa Municipal da Cultura, reúne condições para acolher e manter em exposição “todos os acervos museológicos” do concelho, incluindo as obras do pintor Pedro Cruz (1888-1980) e demais coleções que pertencem à Santa Casa da Misericórdia local.
Na sua opinião, a criação e funcionamento do futuro museu de Pedrógão Grande deveria ser objeto de um protocolo a celebrar entre o município e o Ministério da Cultura.
Por seu turno, Aires Henriques mantém “alguma preocupação” sobre o destino a dar ao acervo do Museu da República e Maçonaria, mas defende a “necessidade de não separar” as diferentes peças.
“Não gostaria que a coleção se dividisse”, disse o investigador à Lusa, realçando que “é preciso criar novos polos de atração” no interior, a fim de contrariar um processo de desertificação que não abrandou nas últimas décadas.
Na sua ótica, o Museu “ganha força se for mantido como está”, num município da região, de preferência em Pedrógão Grande, onde nasceu o maçon José Jacinto Nunes (1839-1931), discípulo do republicano Sebastião de Magalhães Lima, fundador do jornal “O Século”.
Além de Jacinto Nunes, que foi presidente da Câmara de Grândola, Pedrógão Grande “tem uma série de figuras extremamente importantes na criação de condições para a mudança de regime”, em 1910, com a implantação da República, frisou.
Aos 71 anos, Aires Henriques já publicou vários livros, como “Maçons de pedra e cal – A Maçonaria ao Vale do Zêzere” e “Pedrógão Grande e o Cabril, de encantos mil”, entre outros, estes em coautoria com Nuno Soares.
A “afirmação deste espólio”, preconizou, passa pelo seu acolhimento em Pedrógão ou noutro município do Centro, com participação ativa dos poderes públicos.
“Apesar da sua manifesta importância nos domínios histórico e cultural, este museu tem sido sistematicamente ignorado em termos de apoios financeiros e institucionais, designadamente por parte do Ministério da Cultura”, disse o investigador, em novembro.
Numa nota enviada na altura à Lusa, salientava que a unidade cultural de Troviscais “é atualmente o museu mais significativo a nível nacional no seu género, a avaliar pelas sucessivas visitas de técnicos e requisições de materiais para documentarem exposições” organizadas pelo Palácio de Belém, autarquias e Rede Portuguesa de Museus, entre outras entidades.
No início de novembro, a vice-presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Margarida Guedes, disse que a autarquia “está em negociação” com Aires Henriques “para encontrar uma parceria” que assegure a permanência das coleções no concelho.
Admitindo que “os termos do acordo ainda não estão acertados”, a autarca avançou que o município pretende “colocar na vila” pelo menos uma parte do acervo.
O Museu da República e Maçonaria encerra ao público na segunda-feira, mas o proprietário vai permitir visitas organizadas de membros das diferentes obediências maçónicas, ao longo de 2019.

 

Relacionadas

  • Vítimas dos incêndios temem novas tragédias com a proliferação do eucalipto
    A regeneração e multiplicação espontânea do eucalipto nas áreas ardidas faz temer novas tragédias nos próximos anos
  • Uma tenda gigante e animações de rua no Natal de Pedrógão Grande
    Pelo segundo ano consecutivo o Natal em Pedrogão Grande volta a ter o Jardim da Devesa como palco principal.
  • Figueiró dos Vinhos aprova orçamento de 15,67 milhões de euros para 2019
    O executivo da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, aprovou na quarta-feira o orçamento de 15,67 milhões de euros para 2019, com votos a favor do PS e abstenção da oposição.
  • Pedrógão Grande: Responsáveis da Proteção Civil e da EDP acusados de homicídios por negligência
    O Ministério Público deduziu acusação contra 12 arguidos no âmbito do inquérito aos incêndios em Pedrógão Grande
  • Pedrógão Grande: Quatro pessoas que pediram apoios para casas foram constituídas arguidas
     Quatro requerentes de apoios para a reconstrução de casas em Pedrógão Grande foram constituídos arguidos no inquérito que investiga alegadas irregularidades no processo, informou o Ministério Público. Numa nota publicada  na página eletrónica do Departamento de Instrução e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, é referido que foram "até agora constituídos quatro arguidos entre os requerentes de apoios", no âmbito do inquérito onde se investigam suspeitas de irregularidades relacionadas com a…
  • Tags
  • Pedrogão
Notícias Recomendadas
Pedrógão Grande: PJ finaliza investigação e propõe acusação no processo dos subsídios para habitações
Atualidade

Pedrógão Grande: PJ finaliza investigação e propõe acusação no processo dos subsídios para habitações

1 Julho, 2019
Pedrógão Grande: Tribunal decide no final da semana se há julgamento no processo das responsabilidades
Atualidade

Pedrógão Grande: Tribunal decide no final da semana se há julgamento no processo das responsabilidades

17 Junho, 2019
Pedrógrão Grande: Dois anos depois ainda está longe o caminho para uma nova floresta
Atualidade

Pedrógrão Grande: Dois anos depois ainda está longe o caminho para uma nova floresta

15 Junho, 2019
Ministério Público arquiva inquérito a alegada fraude na entrega de donativos para vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande
Atualidade

Ministério Público arquiva inquérito a alegada fraude na entrega de donativos para vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande

7 Março, 2019
Irregularidades na reconstrução de casas motiva queixa ao Ministério Público
Atualidade

Irregularidades na reconstrução de casas motiva queixa ao Ministério Público

19 Julho, 2018
Últimas Notícias
28 Jun 12:58
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Jun 12:08
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

23 Jun 21:28
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

22 Jun 20:52
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

16 Jun 23:21
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

15 Jun 23:22
Agro-Alimentar SISAB

Região do Douro escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023

8 Jun 23:58
Agro-Alimentar SISAB

Rui Nabeiro evoca dificuldades da infância no doutoramento ‘honoris causa’

7 Jun 19:28
Agro-Alimentar SISAB

Autarcas de Monção e Melgaço apelam a debate sobre Denominação de Origem para Alvarinho

Portugal na EXPO DUBAI
COMPRE JÁ
  • Cachecol de Portugal €12.00 €10.00
Opinião

Crónica de Joaquim Vitorino

COVID-19: AS NOVAS MEDIDAS EM VIGOR DESDE 25 DE DEZEMBRO

Novas medidas para conter a pandemia de convid-19 entraram às 00:00 do dia 25 de dezembro, face à ameaça da nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

O poder (esquecido) da emigração portuguesa pelo mundo

Cristina Andrade Correia

Torres Novas por António Vale
Certificado Digital COVID-19: o que é e como se obtém
Um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR) vê o certificado digital covid-19 de um condutor, durante a operação de fiscalização no âmbito das novas medidas covid-19 para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nas portagens de Alverca, em Alverca, 25 de junho de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA
Notícias Populares
Compal lança nova gama Vital Bom Dia!
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Junho, 2022 234
Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

28 Junho, 202216
Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

23 Junho, 202216
Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

22 Junho, 202225
Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

16 Junho, 202218
Faça já a sua encomenda
  • Bandeira de Portugal €12.00 €10.00
Massacre de Santa Cruz, 30 anos depois

Ângelo Ferreira

Edição em papel
Mundo Português
Siga-nos no facebook

MP facebook

Covid-19: lavar frequentemente as mãos é uma das melhores proteções

Covid-19

Receba as nossas notícias no seu email

     

    Morada: AV. ELIAS GARCIA 57 – 7º
    1049-017 LISBOA – PORTUGAL
    Telefone: (+351) 21 79 576 70
    Email: redaccao@mundoportugues.pt

    NEWSLETTER:

       

      FICHA TÉCNICA 

      Redes Sociais
      Follow
      Subscribe to notifications
      Copyright © 2021 Mundo Português | Estatuto editorial | Lei da transparência | Politica de Privacidade | Termos e Condições