Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro visita habitações em construção afectadas pelos incêndios

Data:

No âmbito do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanentes – PARHP – criado após os incêndios de 15 de outubro de 2017, o Município de Oleiros recebeu  a visita de uma comitiva composta pela Presidente e Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC – Ana Abrunhosa e  Veiga Simão, e ainda por técnicos responsáveis pelo programa de apoio e respetiva fiscalização.

Recebida no Salão Nobre desta autarquia, Ana Abrunhosa destacou que “o objetivo desta visita é reconhecer o trabalho extraordinário da Câmara Municipal, dos funcionários e das empresas (de construção). Como o Sr. Presidente disse, este não foi dos primeiros processos a avançar mas será um dos primeiros a acabar e a acabar bem. Com esta Câmara é muito fácil de trabalhar porque dentro do rigor, agiliza e isso é muito bom.”

A Presidente frisou ainda que: “Mais importante do que estar a entregar chaves é estarmos a cuidar das pessoas e saber que as pessoas muito em breve vão poder mudar-se para essas casas. Eu acho que é isso que as pessoas valorizam. Não vamos devolver tudo aquilo que perderam, mas uma parte da sua dignidade que é a sua habitação.

Eu testemunho e sublinho o trabalho que o Sr. Presidente e a sua equipa fizeram desde o início: o levantamento, o trabalho com rigor e o apoio que deram às famílias também com as Juntas de Freguesia. Estes processos como nós sabemos não são fáceis, do lado das burocracias – que neste caso significa cumprir a lei e legalizar situações que no nosso país é hábito não legalizar…é hábito vivermos em casas que ainda estão em nome dos nossos avós por exemplo.

Isto também é uma lição para todos nós, de que mesmo nas catástrofes, quando estamos a ajudar as pessoas temos de cumprir a lei e isso por vezes significa que não conseguimos ser tão céleres quanto gostaríamos. Para finalizar acrescentou: “Eu diria que recebemos os formulários da vossa parte em fevereiro – muitos deles com questões legais por resolver – resolvemos com a vossa ajuda, e estamos no final do ano a celebrar antecipadamente que no início do próximo ano as casas estarão concluídas: Alguém que nos diga que conseguia fazer melhor!”

 

A comitiva da CCDRC acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros –   Fernando Jorge, dos representantes das Juntas de Freguesia em causa, e dos técnicos do Município que têm acompanhado o processo, passou por 8 das 16 casas de habitação de uso permanente totalmente destruídas pelo incêndio, validadas e financiadas ao abrigo do PARHP que se encontram em construção. Esta visita incidiu principalmente em algumas das casas onde os trabalhos se encontram mais avançados, com o intuito de acompanhar o processo e avaliar os prazos de conclusão das obras e respetiva entrega das chaves aos proprietários.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.