Terminal de cruzeiros de Leixões bateu novo recorde de turistas

Data:

 O terminal de cruzeiros do porto de Leixões recebeu desde o princípio do ano 101 navios e 117 mil turistas, um novo, mas curto recorde, que já vai ser batido em 2019, revelou hoje a administração portuária.

De acordo com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), os números já conhecidos de 2018 – que podem ser considerados finais, uma vez que não estão agendados mais movimentos até final do ano – representam um crescimento de 1% em número de navios e de 22% em passageiros face a 2017.

“Para o próximo ano, a APDL mantém as expectativas em alta, com 110 escalas de navios de cruzeiros já agendadas, das quais 14 são inaugurais. Estas viagens vão trazer à região do Porto e Norte de Portugal cerca de 125 mil turistas”, acrescenta a fonte, em comunicado.

Num balanço da atividade do terminal de cruzeiros no ano agora a findar, a APDL destaca ainda um aumento da dimensão dos navios ali entrados.

“Este ano chegaram a Leixões 26 navios com mais de 250 metros. Já em setembro, este porto recebeu o novo Mein Schiff 1, o maior navio de sempre a atracar no Terminal de Cruzeiros, com quase 316 metros de comprimento”, destaca.

O ano de 2018 foi também o de estreia do terminal de cruzeiros do porto de Leixões no embarque e desembarque simultâneo de passageiros, o designado ‘turnaround’, sendo que a primeira grande operação deste tipo decorreu “com sucesso” em março, com o MSC Magnífica.

Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido foram os países de proveniência da maior parte dos visitantes recebidos no terminal de cruzeiros de Leixões.

A entrada desses turistas terá gerado uma receita de nove milhões de euros, estima a APDL.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.