Governo diz que há portugueses em 178 dos 193 países da ONU

Data:

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Portugal tem registo consular de portugueses em 178 dos 193 países que fazem parte das Nações Unidas.
Numa intervenção na sessão de abertura do III Encontro de Investidores da Diáspora, organizado pela Comissão Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Augusto Santos Silva apresentou também números com base nas últimas estimativas, de 2017.
“Se usarmos como critério o registo consular (…) temos portugueses residentes em 178 países do mundo”, destacou o ministro, para quem “considerando que os países-membros das Nações Unidas são 193, isto quer dizer que só em 15 países não há registo consular da presença de portugueses”.
Continuando a falar de números, Santos Silva recorreu às “últimas estimativas, de 2017”, para admitir que haverá “quase 2,3 milhões naturais de Portugal que há mais de um ano residem noutro país”.
“Isto significa entre 21 e 22% do conjunto da população portuguesa, ou seja, entre um quinto e um quarto da população nascida em Portugal reside fora do país”, frisou o governante, relativamente a uma contabilidade que, se for considerado “o número de lusodescendentes que vivem no estrangeiro, ela ultrapassa e muito os cinco milhões de pessoas”.
Números que indicam que “metade da população portuguesa e um terço dos nacionais portugueses ou de pessoas que o podem ser a qualquer momento (…) e dá uma dimensão muito importante às comunidades portuguesas que residem no estrangeiro e faz da relação com essas comunidades um eixo central de qualquer política pública”, prosseguiu o governante.
Cerca de 600 empresários portugueses residentes no estrangeiro, oriundos de 35 países estão a participar no III Encontro de Investidores da Diáspora, que decorre em Penafiel numa iniciativa do Governo para atrair investimento para Portugal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.