De janeiro a outubro, as exportações de vestuário português ultrapassaram os 2,68 mil milhões de euros. O crescimento tem sido impulsionado especialmente por Itália, Suíça, Países Baixos e EUA, informa a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV).
Nos primeiros 10 meses de 2018, as exportações portuguesas de vestuário “atingiram 2.682 milhões de euros, o que equivale a um aumento de 1,6% em comparação com o mesmo período do ano passado”, revela a associação do setor.
O mercado de fora da União Europeia contribuiu para impulsionar as vendas de vestuário português ao exterior, com um crescimento de 6,3%, com destaque para mercados como os EUA (+15,5%) e Canadá (+113,7%).
Dentro da Europa, os “aumentos consideráveis” das vendas para Itália (+52%), Suíça (+33,5%) e Países Baixos (+20,2%) compensaram as perdas de vendas para Espanha (-4,5%), refere aidna a ANIVEC/APIV.
A crescer estão igualmente as exportações para França (+1,6%), Suécia (+1,8%), Bélgica (+2,4%) e Dinamarca (+13,4%).
“Felizmente, o caminho da diversificação de mercados tem vindo a ser traçado há alguns anos pelos empresários portugueses da indústria do vestuário e, como tal, as quebras que agora se sentem em Espanha estão a ser equilibradas com as exportações para outros países”, destaca afirma César Araújo, presidente da direção da associação.
O mesmo responsável considera ainda que o conceito ‘made in Portugal’ “conseguiu impor-se em mercados relevantes da moda, como Itália, os EUA e os países do Norte da Europa, onde hoje se valoriza muito a qualidade da confeção nacional”.
Exportações de vestuário português em 2018 cresceram 1,6%
