Internamentos hospitalares aumentam mais de 30% em dezembro

Data:

Em dezembro, os Serviços de Medicina Interna têm de responder ao aumento de mais de 30% das necessidades de internamento do Serviço de Urgência, afirma o presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
João Araújo Correia refere que tantos doentes a mais “são tratados com o mesmo número de internistas, sem qualquer compensação adicional, mantendo a qualidade assistencial”.
A SPMI, que celebra este ano o seu 67º aniversário assinala, pela primeira vez, o Mês da Medicina Interna, com o objetivo de destacar a importância desta especialidade médica no contexto hospitalar.
A instituição organiza amanhã, sexta-feira, pelas 17 horas, em Lisboa, uma sessão comemorativa com apresentação da imagem e do vídeo oficial da campanha ‘Dezembro: Mês da Medicina Interna’, que conta com nove testemunhos de médicos internistas.
O presidente da SPMI destaca o papel do médico internista, lembrando que tanto “o doente agudo grave ou menos grave”, quanto os que têm uma doença crónica descompensada, “todos recorrem ao Serviço de Urgência do hospital, onde se sentem seguros e confiantes nas mãos dos internistas”.
“Mesmo em dezembro, quando as doenças se multiplicam, a Medicina Interna está sempre lá. Os portugueses podem continuar a contar com a dedicação dos internistas”, elogia.
A Medicina Interna é já a maior especialidade médica hospitalar em Portugal, representando 13% do total, revela a SPMI.
O conhecimento do médico internista para o tratamento do doente agudo ou crónico complexo faz com que possa trabalhar com qualidade em vários cenários, desde a emergência, à urgência, ao internamento hospitalar ou domiciliário, às unidades intensivas e intermédias, ou ainda nos cuidados continuados e paliativos.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.