Almanaque Mundo Português – Quinta feira 13 de dezembro

Data:

Hoje é quinta-feira, 13 de dezembro, tricentésimo quadragésimo sétimo dia do ano e Dia do Ótico. Faltam 18 dias para o final de 2018.Este dia é dedicado a Santa Luzia, Virgem e Mártir.Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 15, às 11:49. O sol nasce às 07:46 e o ocaso regista-se às 17:15. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 06:29 e 18:56, a baixa-mar, às 00:01 e 12:37.

Em 1962, Amílcar Cabral, líder do PAIGC, era ouvido na Comissão das Curadorias da ONU. Dois anos mais tarde, em 1964, era confirmado na presidência do movimento, pelo I Congresso do PAIGC. Em 1967, um incêndio destruía o Teatro Avenida em Lisboa.Em 1980, Francisco Pinto Balsemão era eleito presidente do PSD, sucedendo a Francisco Sá Carneiro. Em 1983, Portugal e os EUA assinavam, em Lisboa, a renovação do acordo das Lajes, no Açores, válido até 1991. Em 1984, elevava-se a mais de cem mil o número de pessoas já afetadas pela fuga de pesticidas, na fábrica da Union Carbide, em Bhopal, na Índia, verificada no início do mês.Em 1988, Angola, Cuba e a África do Sul assinavam, em Brazaville, o protocolo para a independência da Namíbia e a retirada cubana de Angola. Em 1990, ao fim de 30 anos de exílio, Oliver Tambo, presidente do ANC, regressava à África do Sul. Em 1991, Barros de Moura, antigo militante do PCP, anunciava, na Marinha Grande, a criação de um novo movimento político, a Plataforma de Esquerda.Em 1995, o escritor espanhol Camilo José Cela recebia o prémio Miguel de Cervantes. Em 1996, o Prémio Pessoa era atribuído ao neurocirurgião João Lobo Antunes, 51 anos.

Em 2001, o centro histórico de Guimarães passava a património mundial. Em 2002, os chefes de Estado e de Governo dos Quinze, reunidos em Copenhaga, chegavam a acordo sobre o alargamento da União Europeia a mais dez países. Na mesma data, Buenos Aires passava a ser a primeira cidade da América Latina a permitir o casamento homossexual.

Em 2003, os líderes europeus falhavam o acordo sobre projeto de Constituição Europeia, na Conferência Intergovernamental, em Bruxelas. E o bispo do Porto, D. Armindo Lopes, em entrevista ao Expresso, afirmava ser contra a penalização das mulheres que praticam o aborto.

Há um ano, no Iraque, era capturado Saddam Hussein, perto de Tikrit, sua cidade natal. Tinha consigo 750 mil dólares, uma pistola e duas kalashnikovs.

EM 2004, morria José Calvet de Magalhães, 89 anos, embaixador, precursor da “diplomacia económica” em Portugal, negociador do Acordo das Lajes (1971), da Concordata com o Vaticano, que veio permitir o divórcio de católicos, em 1975.

Em 2005, era apresentado o projeto de rede ferroviária de alta velocidade Lisboa/Madrid e Lisboa/Porto. No mesmo dia, as instalações da Associação Nacional de Farmácias eram alvo de buscas da PJ, no âmbito da investigação da Autoridade da Concorrência.

Em 2006, o governo anunciava a criação de uma Unidade Nacional contra a Corrupção, no quadro da revisão da lei orgânica da PJ, e era aprovada a lei de reestruturação da RTP. O Parlamento Europeu aprovava nova legislação sobre registo, avaliação e autorização de produtos químicos, que abrangerá cerca de 30.000 substâncias, substituindo perto de 40 leis atualmente em vigor na União Europeia. A Organização Internacional de Aviação Civil alargava aos 189 países-membros as recomendações da União Europeia sobre segurança nos aviões, determinando que até março deverão aplicar medidas como a restrição de líquidos em bagagens de mão. O Parlamento Europeu aprovava a diretiva Televisão Sem Fronteiras. O Tribunal Penal Internacional para o Ruanda condenava o padre católico ruandês Athanase Seromba a 15 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade. Morria Loyola de Palácio, 56 anos, antiga ministra espanhola da Agricultura e ex-comissária europeia dos Transportes e Energia.

Em 2007, o novo Tratado sobre o funcionamento da União Europeia (UE) era assinado pelos líderes dos 27 países membros, nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A bailarina Isabel Queiroz, que pertenceu ao extinto Ballet Gulbenkian e trabalhou com Maurice Béjart, morria em Lisboa aos 59 anos, vítima de cancro.

Em 2011, morria o autor de banda desenhada Carlo Peroni, criador do pintainho Calimero, aos 82 anos.

Em 2013, a investigadora Maria Manuel Mota era distinguida com o Prémio Pessoa 2013.

Em 2015, uma saudita era eleita na região de Meca (oeste) nas primeiras eleições abertas a mulheres, candidatas e eleitoras, no reino ultraconservador da Arábia Saudita.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.