Almanaque MUNDO PORTUGUÊS | 12 de dezembro

Data:

Hoje é quarta-feira, 12 de dezembro, tricentésimo quadragésimo sexto dia do ano. Faltam 19 dias para o final de 2018.Este dia é dedicado a Nossa Senhora da Guadalupe, Padroeira da América Latina.Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 15, às 11:49. O sol nasce às 07:45 e o ocaso regista-se às 17:15. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:51 e 18:13, a baixa-mar, às 11:54.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Sagitário, destacando-se o romancista francês Gustave Flaubert (1821), o poeta e político mexicano Ignácio Manuel Altamirano (1834), o político e economista português Ezequiel de Campos (1874), o jornalista português Acúrsio Pereira, chefe de redação do extinto O Século (1891) e de Frank Sinatra (1915).Nesta data, em 1642, o navegador holandês Abel Tasman descobria a Nova Zelândia. Em 1901, o engenheiro italiano Marconi efetuava a primeira comunicação por telegrafia sem fios entre o Reino Unido e S. João da Terra Nova. Em 1910, era fundada a Associação dos Bombeiros Lisbonenses. Em 1920, era proclamada a lei marcial em Cork, na Irlanda.Em 1959, a Assembleia Geral da ONU fundava o Comité dos Seis para defesa dos princípios de descolonização. Três anos mais tarde, em 1962, as Nações Unidas aprovavam a moção que estabeleceu o programa especial de assistência técnica, formação e treino de dirigentes dos movimentos de libertação dos territórios sob administração portuguesa.

Em 1963, o Quénia ascendia à independência. Em 1969, o Governo militar grego, acusado repetidamente de violação dos direitos humanos, retirava o país do Conselho da Europa, antes da prevista expulsão. Em 1976, realizavam-se em Portugal as primeiras eleições livres, por sufrágio direto e universal, para as autarquias locais. Em 1978, os jornalistas portugueses faziam a primeira greve após o 25 de Abril.Em 1981, era proclamada a lei marcial na Polónia. Em 1986, era assinada a escritura constitutiva da agência noticiosa LUSA, cooperativa de interesse público, resultante da fusão da ANOP com a NP. Em 1987, morria o futebolista Julien Darui, 81 anos.Em 1990, começava, em Xapuri, Brasil, o julgamento dos assassinos do sindicalista Chico Mendes. Viriam a ser condenados a 19 anos de prisão. Em 1993, as eleições parlamentares na Rússia davam a vitória ao Partido Nacionalista, de Vladimir Jirinosvski. Em 1994, o Supremo Tribunal do Brasil absolvia, por falta de provas, o antigo presidente Fernando Collor de Mello, acusado de corrupção passiva.

Em 1996, o Parlamento de Cabo Verde ratificava a adesão do país à CPLP. Em 1997, começava o julgamento de Ilich Ramirez Sanchez, ou Carlos, O Chacal, em Paris. Em 1998, as atletas portuguesas Fernanda Ribeiro, Helena Sampaio e Albertina Dias conquistavam o título europeu de crosse.Em 2000, o magnata russo dos media, Vladimir Gusinski, era detido em Espanha. Em 2002, a Coreia do Norte anunciava a reativação do programa nuclear, suspenso desde 1994 no âmbito do acordo com os Estados Unidos.

Em 2003, começava a Conferência Intergovernamental Europeia, sobre a proposta de Constituição. Em 2004, o FC Porto conquistava a Taça Intercontinental de Futebol. E a seleção portuguesa feminina de corta mato vencia o Campeonato Europeu, na Alemanha.

Em 2005, o Banco Alimentar Contra a Fome recebia o Prémio Direitos Humanos da Assembleia da República. “Good Night and Good Luck”, de George Clooney, recebia o prémio de Filme do Ano da National Board of Review of Motion Pictures. No mesmo dia, morria Gyorgy Sandor, 93 anos, pianista húngaro.

Em 2006, o líder da oposição na Bielorrússia, Alexander Milinkevich, recebia o Prémio Sakharov 2006. O antigo ditador da Etiópia Mengistu Haile Mariam, exilado no Zimbabué desde 1991, era considerado culpado de genocídio. A Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo disponibilizava na Internet todas as partituras de Mozart – http://dme.mozart.at. Morriam Óscar Klein, 76 anos, trompetista de jazz austríaco; e Peter Boyle, 71 anos, ator norte-americano, de “Frankenstein Jr.”, “Táxi Driver” e “Malcom X”.

Em 2007, o Conselho de Ministros aprovava a redução de 19 para apenas cinco as regiões de turismo, coincidentes com as regiões administrativas, que o ministro da Economia, Manuel Pinho, apresentou como “um esforço de racionalização”. O Comité Olímpico Internacional decidia retirar à atleta norte-americana Marion Jones as cinco medalhas conquistadas nos Jogos de Sydney2000, depois da confissão pública de doping por parte da atleta. O músico norte-americano Ike Turner, ex-marido de Tina Turner, morria na Califórnia, na sua casa, devido a uma overdose de cocaína.

Em 2008, o arquiteto Carrilho da Graça era distinguido com o Prémio Pessoa por ter criado “uma obra coerente, que se adequa ao ambiente onde é instalada”, de acordo com o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão. Bono, vocalista dos U2 e ativista pelos direitos humanos, era eleito em Paris “Homem pela Paz 2008” por personalidades laureadas com o Nobel da Paz. Morria o antigo Presidente cipriota Tassos Papadopoulos (de 2003 a 2008), que encarnou a ala dura do nacionalismo cipriota-grego, num hospital de Nicósia aos 74 anos.

Em 2010, Portugal obtinha a melhor prestação de sempre numa competição europeia de corta-mato, ao obter sete medalhas nas Açoteias, Albufeira. Em termos coletivos, a seleção nacional conseguia o terceiro triunfo consecutivo em seniores femininos, e Jessica Augusto arrecadava o primeiro ouro a título individual.

Em 2011, morria, com 76 anos, John Foley, cardeal norte-americano que foi porta-voz do Vaticano durante mais de duas décadas.

Em 2012, morria Joseph Woodland, um dos criadores do código de barras, representação gráfica que revolucionou o setor das empresas de distribuição. Tinha 91 anos.

Em 2015, os 195 países reunidos em Paris na conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP21) assinavam o primeiro acordo universal de luta contra as alterações climáticas e o aquecimento global.

Em 2016, o português Cristiano Ronaldo conquistava pela quarta vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football ao melhor futebolista do ano, somando o terceiro troféu nos últimos quatro anos. Morria, com 84 anos, Javier Echevarría, bispo espanhol da Opus Dei.

Em 2017, morria, aos 77 anos, Charles Robert Jenkins, ex-sargento norte-americano que desertou para a Coreia do Norte em 1965. Morria, aos 104 anos, Aaron Yehuda Leib Shteinman, rabino autoridade espiritual para os judeus ultraortodoxos em Israel.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.