Um presépio no meio de fumarolas vulcânicas

Data:

Na ilha de S. Miguel, mais propriamente no concelho da Povoação ena freguesia onde se come o cozido confeccionado nas caldeiras- as Furnas, cerca de 500 figuras colocadas em redor de fumarolas vulcânicas, rodeadas por mais de cinco mil lâmpadas, compõem o Presépio das Caldeiras das Furnas, nos Açores, que é inaugurado a 08 de dezembro, e “já ganhou fama no exterior”.
“O presépio ganhou fama no exterior pelas suas características únicas. As imagens e as luzes, mas acima de tudo pelo ambiente que as caldeiras proporcionam. Há todo um cenário naquela zona, o fumo e todas as características geológicas do espaço”, afirmou o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Povoação.
A instalação do presépio das Caldeiras das Furnas iniciou-se em 1976 por um Grupo de Jovens das Furnas (J.D.F.), mas “esteve cerca de dois anos estagnada”, segundo a autarquia, responsável pela ornamentação com o apoio logístico da Junta de Freguesia.


Conjugando a natureza com a criatividade e as luzes de Natal, freguesia das Furnas volta a fazer o presépio das Caldeiras
A partir do próximo fim de semana o tradicional presépio das Furnas volta a ser um pólo de atração dos turistas à Freguesia durante a quadra Natalícia.
Este ano, o mais célebre presépio de Natal da ilha de São Miguel conta com mais de mil lâmpadas, dois mil metros de mangueira e cerca de 500 figuras.
De 24 até 26 de Dezembro e de 30 de dezembro até ao dia 2 de Janeiro o Presépio ficará iluminado continuamente. Nos restantes dias, a iluminação estará disponível das 18h00 à 01h00.
Durante a época natalícia, também o Observatório Microbiano dos Açores, sediado no antigo Chalé de Misturas, terá um horário de abertura mais alargado, podendo também ser visitado à noite.
O presépio das Furnas começou em 1976, ao que tudo indica, com um Grupo de Jovens das Furnas (J.D.F.), que na altura também tinha dotes para ensinar pintura, música, entre outras particulares. Depois de estar cerca de dois anos estagnado, recomeçou com muita força e vontade popular até aos dias de hoje, sempre enriquecido, de ano para ano.
Durante muito tempo a ornamentação do Presépio das Caldeiras foi uma responsabilidade da Junta de Freguesia local, levada a cabo com o apoio da edilidade povoacense. Nos últimos anos este encargo tem sido totalmente suportado pela Câmara Municipal da Povoação.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.