1608 – Nasce o escritor e poeta inglês John Milton, em Londres, autor de “Paraíso Perdido”.
1854 – Morre o escritor e político português Almeida Garrett, defensor do Liberalismo, promotor da reforma do ensino artístico, fundador do Conservatório Nacional e do Teatro D. Maria II. Tinha 55 anos.
1905 – Em França, é decretada a separação entre a Igreja e o Estado.
1925 – Morre, em Madrid, Pablo Iglesias Posse, fundador do Partido Socialista Obrero Espanhol. Tinha 74 anos.
1931 – A Espanha adota a Constituição da II República e o Governo recebe poderes para nacionalizar as propriedades da Igreja.
1937 – Morre, com 68 anos, o cientista francês Gustave Dalen, Prémio Nobel da Física em 1912.
1941 – II Guerra Mundial. A China declara guerra à Alemanha nazi, ao Japão e à Itália.
1944 – II Guerra Mundial. Tropas aliadas quebram as linhas de defesa da Alemanha nazi na região de Aachen.
1966 – A série de ficção científica “Star Trek” estreia no canal de televisão norte-americano NBC.
1968 – Primeira apresentação pública do ‘rato’ de computador, protagonizada por Douglas Engelbart, engenheiro do Stanford Reasearch Institute, durante a conferência Fall Joint Computer realizada em São Francisco.
1974 – Começa o recenseamento eleitoral para a realização das primeiras eleições portuguesas em liberdade. Pela primeira vez, o recenseamento é aberto a todos os cidadãos maiores de 18 anos, sem restrições de sexo, nível educacional ou estatuto social.
1975 – Guerra Civil no Líbano. Eleva-se a 160 o número de mortos nos confrontos entre muçulmanos e cristãos em Beirute.
1976 – A Assembleia geral das Nações Unidas promove a conferência de paz sobre o Médio Oriente, em Genebra, para a qual convoca a Organização de Libertação da Palestina.
1980 – O primeiro-ministro português interino, Diogo Freitas do Amaral, apresenta a demissão do governo ao Presidente da República, Ramalho Eanes.
1982 – Tropas sul-africanas atacam bases de guerrilheiros nacionalistas negros no Lesotho. Morrem 37 pessoas.
1983 – Duas medalhas de ouro, duas de prata, oito de bronze e duas distinções especiais constituem o balanço da participação da delegação portuguesa no Salão Mundial de Invenção e Inovação Industrial em Bruxelas.
1985 – O Sínodo dos bispos católicos, no Vaticano, defende como missão a denúncia da pobreza, da opressão e da injustiça.
1989 – Morre o pintor francês de origem alemã Hans Hartung, aos 85 anos.
1990 – O líder sindicalista polaco Lech Walesa vence as eleições presidenciais no seu país.
1991 – Início da Cimeira Europeia de Maastricht, na Holanda.
1992 – Começa a missão humanitária norte-americana em Mogadíscio, Somália.
1994 – Joaquim Chissano assume a Presidência da República de Moçambique.
– Decorre, na Irlanda do Norte, o primeiro encontro oficial entre o Governo britânico e o Sinn Fein, ramo político do IRA.
1999 – A pena de morte é abolida na Albânia.
2003 – Detenção de Gorka Palacios Alday, dirigente da ETA.
2004 – José Mourinho é eleito o melhor treinador do ano pela revista World Soccer.
2005 – Manuel Alegre formaliza a candidatura à Presidência da República.- É assinado o protocolo para a construção de nova refinaria em Sines.
2006 – O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança, Javier Solana, é galardoado com o Prémio Carlos Magno 2007.
2007 – A segunda Cimeira UE/África, a maior reunião política de alto-nível jamais realizada em Portugal e na Europa, aprova em Lisboa uma “estratégia conjunta” que deverá permitir a 27 países europeus e a 53 nações africanas uma era sem precedentes nas suas relações políticas, económicas e comerciais.
2011 – A Comissão eleitoral nacional independente da República Democrática do Congo anuncia que Joseph Kabila foi o vencedor das eleições presidenciais, realizadas no dia 28 de novembro.
2012 – O argentino Lionel Messi bate o recorde mundial de golos num ano, ao “bisar” frente ao Bétis, em Sevilha, e passa a totalizar 86 em 2012, contra os 85 do alemão Gerd Müller, em 1972.
2013 – Morre, aos 81 anos, Julio Castronuovo, encenador, ator, mimo, bailarino, professor, autor dramático e de estudos teatrais, particularmente no campo da mímica e da pantomima.
2016 – Os deputados da Coreia do Sul aprovam a destituição da Presidente do país, Park Geun-hye, que o Ministério Público considera suspeita num caso de corrupção e tráfico de influências.