Máquina do Tempo | O que aconteceu no mundo no dia 9 de dezembro ao longo da história

Data:

1608 – Nasce o escritor e poeta inglês John Milton, em Londres, autor de “Paraíso Perdido”.

1854 – Morre o escritor e político português Almeida Garrett, defensor do Liberalismo, promotor da reforma do ensino artístico, fundador do Conservatório Nacional e do Teatro D. Maria II. Tinha 55 anos.

1905 – Em França, é decretada a separação entre a Igreja e o Estado.

1925 – Morre, em Madrid, Pablo Iglesias Posse, fundador do Partido Socialista Obrero Espanhol. Tinha 74 anos.

1931 – A Espanha adota a Constituição da II República e o Governo recebe poderes para nacionalizar as propriedades da Igreja.

1937 – Morre, com 68 anos, o cientista francês Gustave Dalen, Prémio Nobel da Física em 1912.

1941 – II Guerra Mundial. A China declara guerra à Alemanha nazi, ao Japão e à Itália.

1944 – II Guerra Mundial. Tropas aliadas quebram as linhas de defesa da Alemanha nazi na região de Aachen.

1966 – A série de ficção científica “Star Trek” estreia no canal de televisão norte-americano NBC.

1968 – Primeira apresentação pública do ‘rato’ de computador, protagonizada por Douglas Engelbart, engenheiro do Stanford Reasearch Institute, durante a conferência Fall Joint Computer realizada em São Francisco.

1974 – Começa o recenseamento eleitoral para a realização das primeiras eleições portuguesas em liberdade. Pela primeira vez, o recenseamento é aberto a todos os cidadãos maiores de 18 anos, sem restrições de sexo, nível educacional ou estatuto social.

1975 – Guerra Civil no Líbano. Eleva-se a 160 o número de mortos nos confrontos entre muçulmanos e cristãos em Beirute.

1976 – A Assembleia geral das Nações Unidas promove a conferência de paz sobre o Médio Oriente, em Genebra, para a qual convoca a Organização de Libertação da Palestina.

1980 – O primeiro-ministro português interino, Diogo Freitas do Amaral, apresenta a demissão do governo ao Presidente da República, Ramalho Eanes.

1982 – Tropas sul-africanas atacam bases de guerrilheiros nacionalistas negros no Lesotho. Morrem 37 pessoas.

1983 – Duas medalhas de ouro, duas de prata, oito de bronze e duas distinções especiais constituem o balanço da participação da delegação portuguesa no Salão Mundial de Invenção e Inovação Industrial em Bruxelas.

1985 – O Sínodo dos bispos católicos, no Vaticano, defende como missão a denúncia da pobreza, da opressão e da injustiça.

1989 – Morre o pintor francês de origem alemã Hans Hartung, aos 85 anos.

1990 – O líder sindicalista polaco Lech Walesa vence as eleições presidenciais no seu país.

1991 – Início da Cimeira Europeia de Maastricht, na Holanda.

1992 – Começa a missão humanitária norte-americana em Mogadíscio, Somália.

1994 – Joaquim Chissano assume a Presidência da República de Moçambique.

– Decorre, na Irlanda do Norte, o primeiro encontro oficial entre o Governo britânico e o Sinn Fein, ramo político do IRA.

1999 – A pena de morte é abolida na Albânia.

2003 – Detenção de Gorka Palacios Alday, dirigente da ETA.

2004 – José Mourinho é eleito o melhor treinador do ano pela revista World Soccer.

2005 – Manuel Alegre formaliza a candidatura à Presidência da República.- É assinado o protocolo para a construção de nova refinaria em Sines.

2006 – O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança, Javier Solana, é galardoado com o Prémio Carlos Magno 2007.

2007 – A segunda Cimeira UE/África, a maior reunião política de alto-nível jamais realizada em Portugal e na Europa, aprova em Lisboa uma “estratégia conjunta” que deverá permitir a 27 países europeus e a 53 nações africanas uma era sem precedentes nas suas relações políticas, económicas e comerciais.

2011 – A Comissão eleitoral nacional independente da República Democrática do Congo anuncia que Joseph Kabila foi o vencedor das eleições presidenciais, realizadas no dia 28 de novembro.

2012 – O argentino Lionel Messi bate o recorde mundial de golos num ano, ao “bisar” frente ao Bétis, em Sevilha, e passa a totalizar 86 em 2012, contra os 85 do alemão Gerd Müller, em 1972.

2013 – Morre, aos 81 anos, Julio Castronuovo, encenador, ator, mimo, bailarino, professor, autor dramático e de estudos teatrais, particularmente no campo da mímica e da pantomima.

2016 – Os deputados da Coreia do Sul aprovam a destituição da Presidente do país, Park Geun-hye, que o Ministério Público considera suspeita num caso de corrupção e tráfico de influências.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.