Hélio Antunes vereador da Câmara de Ferreira do Zêzere numa conferencia de imprensa realizada em Dornes, juntamente com o Padre Manuel Vaz Patto e o presidente da Junta de Nª Srª do Pranto e membro da Fábrica da Igreja Paroquial de Dornes, referiu que é um orgulho apresentar um projecto que já está no terreno, com obras a decorrer na Igreja do Bêco, fruto de uma candidatura ; um esforço conjunto do município de Ferreira do Zêzere e do pároco Manuel Patto e das Fábricas da Igreja Paroquial de Dornes e da Igreja Paroquial de Areias.
Abriu a conferência o padre Manuel Vaz Patto, responsável pelas paróquias de Dornes, Bêco e Areias, que viu ser aprovada esta candidatura, ao programa VALORIZAR, do Turismo de Portugal, referindo que o património religioso de Norte a Sul de Portugal tem uma valor importante para o turismo, mas que os turistas por vezes só vêem fachadas, pois os monumentos estão fechados e podem ter abertas as portas, para que os turistas tenham mais valias.
Dornes ganhou Concurso 2017 das 7 Maravilhas Aldeias Ribeirinhas. Fica numa península do Rio Zêzere ( albugeira Castelo Bode)
O turismo de Portugal vai financiar a 90% um investimento de 428.830 euros na valorização do turismo religioso das três localidades das freguesias de Nossa Senhora do Pranto, Bêco e Areias-Pias, com requalificação das três igrejas, Torre Pentagonal, a criação de um Museu dos Círios de Dornes, círios esses que hoje estão na acanhada sacristia e que representam as diversas freguesias de concelhos distintos e distritos e até dioceses e alguns com mais de 120 anos e de um percurso pedestre designado “Zêzere Sagrado”, com ligação aos Caminhos de Santiago e rotas de peregrinação a Fátima, já que os Caminhos de Santiago atravessam o concelho a partir da freguesia de Areias/Pias no lugar contíguo a Ceras- Escoural e tem um percurso perigoso, difícil pela Serra de Espanha, Via Portela Vila Verde e que não vão a Areias e em que em relação ao troço por Areias dos Caminhos de S. Tiago, refere o vereador Hélio Antunes “ está já adjudicado a empresa para a sua implementação. Será colocada nova sinalética até junho e Areias vai também ter um Albergue já está concluído o projeto de execução e contamos que as obras iniciem em 2019 e até pode ser que fiquem prontas nesse ano”
Voltando a este projecto:
Exposições dos diversos círios, alguns centenários no santuário de Dornes
META DA OPERAÇÃO Do TURISMO DE PORTUGAL
Insere-se no Programa Valorizar, Linha de Valorização Turística do Interior, Despacho normativo n.º 16/2016 e os OBJETIVOS DO PROGRAMA VALORIZAR, passam pela valorização do património e dos recursos endógenos das regiões ou de desenvolvimento de novos serviços turísticos com base nesse património e nesses produtos, nomeadamente no contexto do turismo cultural, que contribuam para o reforço da atratividade de destinos de interior.
A aprovação do financiamento passa também por manter vivo e o património edificado bastante rico de cariz religioso nas aldeias a precisar não só de requalificação, já que tem sido sempre o povo a pagar as obras das suas igrejas na grande maioria e agora e bem contempla também a divulgação.
A candidatura versou as seguintes actividades:
Atividade 1 – Trabalhos de acompanhamento técnico da empreitada de Reabilitação e Conservação da Igreja Matriz de Bêco.
Atividade 2 – Empreitada de conservação e valorização da Igreja Matriz de Bêco.
Atividade 3 – Trabalhos de promoção e divulgação turística da Igreja Matriz de Bêco.
Atividade 4 – Trabalhos de valorização turística da Igreja de Dornes – criação da exposição “ Sala dos Círios”; com esta atividade pretende-se valorizar e promover turisticamente o acervo religioso de Dornes e dar especial destaque a uma exposição que vai implementar sobre os Círios e a Arte Sacra, a “Sala dos Círios”. Com esta atividade pretende-se valorizar e promover turisticamente o acervo religioso de Dornes e dar especial destaque a uma exposição que vai implementar sobre os Círios e a Arte Sacra, a “Sala dos Círios”.
O percurso será acessível a pessoas com mobilidade condicionada e pretende-se manter a exposição no mesmo piso, 100% acessível e inclusiva durante todo o ano.
A exposição organiza-se em torno de três grandes temas:
– I Círios;
-II Ourivesaria;
-III Paramentaria
De modo a potenciar a integração da nova Sala dos Círios na dinâmica da peregrinação a Dornes.
Atividade 5 – Trabalhos de valorização da Torre de Dornes – elaboração de projeto técnico de conservação, restauro e musealização;
Atividade 6 – Trabalhos de criação e dinamização do Percurso turístico-cultural Areias-Dornes-Bêco: ZÊZERE SAGRADO.
A Igreja do Bêco é a que assume a maioria do investimento, com um extenso trabalho de reabilitação a decorrer e co valores a rondar os 300 mil euros. Espera-se e contempla o que apresentaram ao projecto que com este investimento, os espaços vão passar a estar abertos ao público, mediante o envolvimento com a população local, como já acontece com os habitantes de Dornes que vigiam e abrem as portas do Santuário de Nossa Senhora do Pranto desde março aos turistas, voluntariamente e gratuitamente. Em Dornes a Câmara instalou um Posto Turismo permanente à entrada da aldeia a cerca de 100 metros da Igreja.
Hélio Antunes, vereador da Câmara de Ferreira e em sua representação, revelou que este era um projeto ambicionado há vários anos pelo executivo camarário. As obras de requalificação da Igreja matriz do Bêco, uma das mais emblemáticas da sua diocese e praticamente sem divulgação turística, já se encontram inclusive a decorrer, sendo que estão previstas mais ações nos restantes monumentos durante o ano de 2019.
Dornes tem muitas visitas de fiéis e turistas e por via do Círios esta “ princesa do Zêzere” que ganhou o Concurso das 7 Maravilhas das Aldeias Ribeirinhas, desde março que a Igreja de Nossa Senhora do Pranto está aberta ao público mediante a vigília da população local.

Igreja do Bêco em Obras
A Torre Templária contígua, poucos alguma vez a visitaram e esta Torre Pentagonal merece e bem a sua requalificação da Torre Pentagonal – tornando-a visitável, com o desenvolvimento de um pequeno núcleo museológico e um miradouro. Este Santuário de Dornes vai ainda ver os seus círios centenários expostos num espaço museológico dentro da sacristia, adiantou o vereador. Excelente noticias que terminam com o roteiro chamado “Zêzere Sagrado”, que se traduz numa rota pedestre pelas três localidades e suas igrejas.

Torre Templária Pentagonal de Dornes
O município espera assim “criar novas dinâmicas”, inclusive pela ligação aos caminhos de Santiago e de Fátima, que já atravessam Areias e Dornes e aqui deve-se a nível dos Caminhos de Fátima incutir e sinalizar um caminho que é usado por milhares de fiéis que vem de Oleiros, Sertã, Vila De Rei, Cernache e Proença a Nova que em vez de virem pela Derivante da EN 238, passam a usar ou Dornes, ou por Ferreira via Águas Belas ou pela Frazoeira chegar a Areias e depois, Chãos, Cumes, Caxarias e Ourém; zonas de menos tráfego e que encurtam a chegada a Fátima em alguns quilómetros.
António Freitas
Relacionadas
Constância, Abrantes e Sardoal vão receber três mercados de produtos locais e artesanato, nos primeiros fins-de-semana de Dezembro. Estas iniciativas, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com os Municípios do seu território, contarão, ainda, com actividades alusivas ao Natal, que enriquecerão as mostras.