Da paixão pelo Alentejo e do amor por Portugal, a Casa Relvas lança um vinho que homenageia as castas mais antigas e resistentes do seu terroir
‘Pé de Mãe’ é o nome dado às videiras selecionadas para reprodução vegetativa, “não só pela qualidade do seu fruto mas também pela sua boa adaptação a um determinado terroir e pela sua resistência a doenças de lenho”, informa a empresa numa nota de divulgação.
“Apesar do ano de 2016 ter sido muito quente, este vinho mantém uma grande frescura, porque as castas tradicionais, mais adaptadas ao clima do Alentejo, resistem mais ao calor, e por isso nota-se que estão lá”, explica Alexandre Relvas Jr.
Este é um vinho composto maioritariamente oela casta ‘Trincadeira’, de vinhas de sequeiro. Para esta produção exclusiva foram escolhidas uvas das plantas que apresentavam melhor expressão vegetativa e de maturação mais homogénea. Fermentado com leveduras indígenas em lagar, este vinho teve uma maceração longa mas muito suave e, após prensagem vertical, estagiou 18 meses em tonel, resultando numa edição limitada de quatro mil garrafas numeradas.
A apresentação do ‘Pé de Mãe’ é o primeiro lançamento sob a nova marca Casa Relvas, designação com a qual a antiga Casa Agrícola Alexandre Relvas passou a operar em 2018, quer a nível nacional, quer nos cerca de 30 países para onde exporta atualmente.
A Casa Relvas, o projeto agrícola até 2017 conhecido e reconhecido como Casa Agrícola Alexandre Relvas, viu o seu início em 1997, dois anos depois de Alexandre Relvas ter adquirido a Herdade de São Miguel, junto a São Miguel de Machede, no Redondo, Alentejo.
Mas a tradição da família Relvas no mundo agrícola remonta já a cinco gerações. “E é esta tradição, e a continuidade do reconhecido trabalho desenvolvido por Alexandre Relvas na indústria alimentar, há mais de 30 anos, que traduzem a atitude ‘we can do it’ que está tão enraizada nesta equipa jovem e dinâmica”, destaca a empresa na mesma nota.
O compromisso de qualidade é uma prioridade, e esta é garantida pelo processo de produção integrada, que assenta numa gestão racional da exploração e dos recursos naturais, assegura uma agricultura sustentável e contribui para o cumprimento de critérios que permitem trabalhar com os mercados internacionais mais exigentes, e assim continuar a ter um papel importante na promoção dos vinhos portugueses, do Alentejo, e das suas marcas.
‘Pé de Mãe’ da Casa Relvas chega ao mercado
