Portugal assinou, este fim de semana, dois acordos de cooperação com os municípios brasileiros de Porto Alegre e Pelotas, visando o envolvimento dos portugueses nas atividades municipais, anunciou hoje o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
“Do ponto de vista institucional, destaco o estabelecimento de dois importantes acordos: um acordo de cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros com o município de Porto Alegre e outro com o município de Pelotas, o que significa termos alcançado os dez acordos com municípios estrangeiros, tendo em vista a criação de uma rede onde temos comunidades portuguesas relevantes”, declarou hoje José Luís Carneiro, em declarações à agência Lusa.
Depois de estabelecer acordos com França, Alemanha, Reino Unido e Austrália, chegou a oportunidade de Portugal cooperar, pela primeira vez, com cidades brasileiras.
“Passarão a fazer parte de uma rede de boas práticas na abertura institucional às comunidades portuguesas, no que pode ser uma prática de boa integração institucional. Estamos a falar da possibilidade de usufruto de equipamentos culturais, desportivos, recreativos e sociais por parte dos portugueses que se encontram nestas localidades”, acrescentou.
O secretário de Estado termina hoje a sua visita de cinco dias ao Brasil, que teve início na cidade do Rio de Janeiro e culminou em Pelotas, no Rio Grande do Sul, tendo ainda participado num encontro de empresários portugueses e Lusodescendentes do Cone Sul (região geográfica que engloba a parte sul do continente sul-americano), no qual considerou ter sido dado um “salto qualitativo” nas relações entre os envolvidos.
“Este salto qualitativo teve três importantes dimensões: a primeira foi a dimensão económica. Pela primeira vez realizou-se o encontro de empresários do sul do Brasil e do sul do Uruguai (…) onde puderam desenvolver parcerias. Foi um encontro que permitiu também aprofundar os laços históricos e culturais. (…) Foi possível consolidar um pensamento relativo ao contributo português nos séculos XV, XVI e XVII até à atualidade, na fundação da cidade de Pelotas”, afirmou o governante português.
José Luís Carneiro deu ainda a conhecer “o reforço de laços culturais” entre Portugal e o Brasil, através da inauguração das obras de requalificação do Largo de Portugal e da recolocação do busto do poeta português Luís de Camões, anteriormente submetido a um processo de limpeza e conservação, numa homenagem aos descobridores portugueses no município de Pelotas.