Iniciativa “Vamos Plantar o Futuro” começa plantação de 10 mil árvores na Sertã

Data:

Mais de 10 mil árvores começaram a ser plantadas em Vale do Pereiro, no concelho da Sertã, um dos municípios mais afetados pelos incêndios de 2017, no âmbito da iniciativa “Vamos plantar o futuro”. A plantação das árvores deve decorrer até meados de 2019 e “pretende recuperar uma área global de 10 hectares com espécies resilientes e resistentes como carvalhos, pinheiros, castanheiros, sobreiros e medronheiros certificados, que têm uma maior resiliência ao fogo”, disse  fonte da seguradora Allianz Portugal, uma das promotoras da iniciativa.
“Vamos plantar o futuro” contou ainda com a colaboração da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) e do município da Sertã, no distrito de Castelo Branco.
Em comunicado, Vera Morais dos Santos, engenheira florestal da ANEFA, disse que o objetivo da iniciativa é o de “criar uma faixa de gestão em redor da aldeia, com espécies mais resilientes ao fogo” e onde começaram hoje a ser plantados “essencialmente medronheiros, carvalhos, castanheiros e sobreiros.”
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, afirmou que este tipo de iniciativas possibilita “a reflorestação de áreas afetadas pelos incêndios” e, ao mesmo tempo, “atua como estímulo e incentivo às populações para recomeçarem e retomarem as suas vidas”.
O autarca sublinhou o “caráter meritório” desta ação, tendo lembrado que “a ideia surgiu, inicialmente, de um grupo de populares do Vale do Pereiro, que uniu esforços no sentido de se reerguerem e agirem localmente”.
O município da Sertã teve uma área ardida na ordem dos 30 mil hectares em 2017.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.