Novos casos de diabetes tipo 1 crescem na Europa

Data:

Os novos casos de diabetes tipo 1 estão a aumentar 3,4% ao ano em toda a Europa, segundo uma análise publicada na revista da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes.

Os dados de 22 países europeus mostram “aumentos significativos na incidência” de diabetes tipo 1 generalizada. Em conjunto, o aumento de novos casos mostrou-se de 3,4% ao ano num período de 25 anos que foi analisado (1989 – 2013) e na faixa etária analisada, dos 0 aos 14 anos.

A diabetes tipo 1 é de natureza autoimune, podendo manifestar-se em pessoas de qualquer idade, mas é nas crianças e jovens que o desenvolvimento da doença é mais frequente.

O número de casos de diabetes tipo 1 tem crescido em Portugal segundo dados do mais recente relatório do Programa Nacional para a Diabetes da Direção-geral da Saúde.

O número de casos (prevalência e não apenas novos casos) passou em Portugal de menos de 800 em 2000 para mais de 3.000 em 2016.

Os autores do estudo publicado na revista da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes dizem que “o número cada vez maior de crianças diagnosticadas com esta doença crónica (…) tem importantes implicações para o planeamento e prestação de cuidados de saúde”.

Segundo os investigadores, “o sucesso limitado em identificar as causas ambientais ou as interações entre genes e ambiente, que poderiam levar à prevenção de doenças, significam que os esforços devem continuar para melhorar a qualidade dos cuidados e ajudar a reduzir as complicações a longo prazo e as mortes relacionadas com a diabetes”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.