Em 2019, o Camões, I.P vai oferecer 120 bolsas a alunos de cinco escolas públicas da África do Sul para terem acesso aos cursos online ‘Português mais perto’ da Porto Editora.
Segundo Carlos Gomes da Silva, coordenador do EPE (Ensino Português no Estrangeiro) na África do Sul, as bolsas serão distribuídas a alunos da ‘Protea Glen Secondary School (Soweto), ‘Tembisa High School’ (Tembisa), ‘Milnerton High School’ (Cidade do Cabo), ‘Jeppe High School for Girls/Boys’ (Joanesburgo) e ‘Durban High School’ (Durban). Na ‘Tembisa High School’, onde há um “grande interesse pela aprendizagem da língua portuguesa”, serão iniciados em 2019 cursos de língua portuguesa, revela o coordenador.
Outra escola onde é grande o interesse pelo português, a ‘Milnerton High School’ tem um elevado índice de acesso ao ensino superior dos alunos que ali terminam o 12º ano.
“Nesta escola temos cerca de 400 alunos inscritos, cuja grande maioria frequenta as aulas de português em regime integrado. O estabelecimento de ensino está situado numa área de forte implantação da comunidade luso-descendente e lusófona”, explica Carlos Gomes da Silva.
Mais antiga escola em Joanesburgo, a ‘Jeppe High School for Girls/Boys’ conta com cerca de 60 alunos inscritos em cursos de português em regime paralelo, durante o horário extracurricular, e ainda por por alunos de outras escolas.
“A diretora, Dina Gonçalves, natural de Santarém, é professora de matemática e foi considerada em 2017 a melhor diretora da província do Gauteng e ficou em segundo lugar na classificação nacional”, conta Carlos Gomes da Silva.
Na ‘Durban High School’, de grande prestígio académico e com um dos mais elevados índices de acesso ao ensino superior, a Coordenação tem 70 alunos inscritos. O diretor da escola, Tony Pinheiro, é luso-descendente.
Ana Grácio Pinto