“Cozinha dos Ganhões” promove turismo e gastronomia em Estremoz

Data:

A 26.ª edição da “Cozinha dos Ganhões”, o maior certame gastronómico do Alentejo, abre as portas na quinta-feira, em Estremoz, no distrito de Évora, para promover o turismo e a gastronomia da região, divulgou hoje o município.

A denominação de “ganhão” era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.

Com palco no parque de feiras e exposições da cidade, este festival gastronómico, promovido pelo município e que decorre até ao próximo domingo, com entrada gratuita, conta com a participação de oito restaurantes, com áreas destinadas a quem pretender petiscar, e cinco doceiros.

O certame, que atrai, anualmente, milhares de visitantes, para além de apresentar a “rica gastronomia e doçaria” da região, conta ainda com expositores de produtos regionais e artesãos do concelho.

O programa de animação inclui, entre outras iniciativas, uma noite de fados, na quinta-feira, espetáculos com os cantores Toy (sexta-feira) e Rosinha (sábado), atuações de grupos de danças e de ranchos folclóricos e uma tertúlia sobre o vinho.

A “Cozinha dos Ganhões” é, segundo a autarquia, um evento de promoção turística do concelho, que pretende valorizar as tradições e os costumes deste concelho e do Alentejo e que tem para oferecer, durante quatro dias, “sabor, saber, tradição e convívio”.

O festival gastronómico, segundo os promotores, “vai contar com o que de melhor tem a cozinha alentejana”, contemplando os pratos típicos da região.

De acordo com a autarquia, o evento vai “apresentar o que o Alentejo tem de melhor”, nomeadamente a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, enchidos e artesanato.

Paralelamente decorre também a 5.ª edição da feira “Estremoz Caça, Pesca e Atividades na Natureza”, com a participação de dezenas de expositores, num dos pavilhões do parque de feiras, que inclui um programa de atividades relacionadas com estes setores, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do município.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.