Portugal acolhe amanhã um fórum mundial sobre saúde pública e global

Data:

A reitoria da Universidade do Porto vai ser palco amanhã, 26 de novembro, do Fórum Diplomacia da Saúde, que se realiza pela primeira vez em Portugal.
A iniciativa procura “integrar e aprofundar” os conceitos de saúde global e diplomacia da saúde, “com a valorização de competências e capacitação de profissionais do setor em relações internacionais, economia e de políticas públicas”, informa a organização.
Ao longo do dia, o fórum vai abordar várias questões ligadas às políticas públicas de saúde global, como a gestão e controlo de epidemias e o impacto das alterações clínicas na saúde.
O evento conta com o apoio da MSD, um dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo, e leva à reitoria da Universidade do Porto um grupo privilegiado de oradores com experiência na área da saúde e da diplomacia.
Entre os convidados de honra, estão confirmados José Martins Nunes, Alto Comissário para a Saúde Global, Eurico Castro Alves, presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional de Saúde, e Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos.
A 1ª edição do Fórum Diplomacia na Saúde terá ainda uma componente formativa. “Todos os participantes terão oportunidade de assistir a uma conversa-debate entre três embaixadores: Hélder Vaz (Embaixador da Guiné Bissau), Petr Selepa (Embaixador da República-Checa) e Freitas Ferraz (Embaixador e Diretor do Instituto Diplomático)”, destaca a organização.
O Fórum termina com uma maratona de desenvolvimento de proposta para a criação do primeiro Gabinete de Saúde Global em Portugal.
‘A Formação em Saúde na Carreira Diplomática’, ‘Negociação em Saúde’, ‘Relações Internacionais e Ciência Política’, ‘Sessão Académica: Saúde Global, Diplomacia da Saúde e Cooperação Internacional’ e ‘Gabinete de Saúde Global’, serão os temas em debate ao longo do Fórum.
O encontro termina com a apresentação das conclusões dos grupos de trabalho do Gabinete de Saúde Global.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.