O Comboio Histórico do Vouga e a ecopista do Vale do Vouga são duas atrações da Linha do Vouga
O Comboio Histórico do Vouga circula anualmente entre junho e outubro entre Aveiro e Macinhata do Vouga.
É uma verdadeira viagem no tempo, feita numa antiga locomotiva diesel com três carruagens construídas nos primeiros anos do século XX que inclui ainda uma visita ao centro histórico de Águeda
O programa Comboio Histórico do Vouga realiza-se durante a tarde, com partida de Aveiro pelas 13h40 e chegada a Macinhata do Vouga pelas 15h.
A atuação de um grupo de música e cantares tradicionais da região e uma prova dos famosos pastéis de Águeda dinamizam e animam a viagem. À chegada a Macinhata do Vouga, há umavisita ao Museu Ferroviário com possibilidade de degustar ou adquirir produtos regionais.
O regresso faz-se pelas 16h25 com paragem em Águeda e visita ao centro histórico daquela cidade, onde é possível observar o ‘The Umbrella Sky’, uma instalação de milhares de chapéus-de-chuva coloridos nas ruas da cidade. A chegada a Aveiro acontece pelas 19h.
A ecopista do Vale do Vouga
Mas o Comboio Histórico não é a única atração da Linha do Vouga. A ecopista do Vale do Vouga é uma ciclovia que acompanha o antigo traçado da linha com início no lugar da Foz. A ecopista tem mais de dez quilómetros, seguindo sempre paralela ao rio Vouga e à EN16.
Em 2009 o município de Sever do Vouga abriu ao público o primeiro percurso da ecopista, entre a Foz do Rio Mau e a estação de Paradela. Mais recentemente, em 2013, o percurso foi prolongado até Cedrim.
Entretanto, em Águeda já se pode também circular pelo antigo canal ferroviário entre Sernada do Vouga e a Foz do Rio Mau.
Nos restantes unicípios estão a decorrer obras de reconversão, pelo que já é possível percorrer quase toda a Eecopista em bicicleta tipo BTT.
Em Paradela fica uma das estações da linha do Vouga, hoje desativada. Mas a estrutura foi reaproveitada e integra a ecopista: o edifício foi recuperado e transformado em eco-café e serviço de apoio aos utilizadores da pista.
A ecopista continua até aos limites do concelho com Oliveira de Frades, em Fontelas e atravessa, no seu percurso, cinco túneis e a majestosa ponte do Poço de Santiago.
Atravessa ainda o Sítio de Importância Comunitária do rio Vouga, entre o lugar da Foz e Paradela, um local de excelência para a observação da biodiversidade daquele rio.
Serão 78 quilómetros de pista
Em Outubro de 2009 os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul e Viseu, a Comunidade Intermunicipal dos Municípios da Região Dão-Lafões e a Refer, apresentaram o anteprojecto da Ecopista do Vale do Vouga, uma via ciclopedonal que vai atravessar estes sete concelhos.
Com esta ecopista pretendem transformar o antigo troço ferroviário num circuito ciclável e pedonal que se estenderá por quase 80 quilómetros de extremo valor paisagístico, turístico e ambiental.
A ecopista do Vale do Vouga tem ainda em projeto abranger a recuperação e reabilitação de estações de caminho-de-ferro e apeadeiros que se encontram espalhados pelos sete municípios.