Borba: Seis mergulhadores e um sonar da Marinha nas operações de busca

Data:

A Marinha Portuguesa tem desde a manhã de hoje uma equipa na área de operações em Borba.
No seguimento do pedido efetuado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil às Forças Armadas, a Marinha enviou seis mergulhadores “equipados com um veículo autónomo submarino com sonar no seu interior”, informa numa nota de imprensa.
Para o local seguiu também outra equipa, de sete militares do Instituto Hidrográfico (IH), “equipada com um veículo submarino operado remotamente (ROV), um sonar de varrimento lateral e um sonar de feixe simples”, revela ainda.
Os militares do IH chegaram ao início desta tarde à área de trabalhos onde decorrem as buscas, com vista a colaborar com todas as entidades envolvidas nas operações.
O deslizamento de um grande volume de terra e o colapso do troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, para o interior de uma pedreira ocorreu na segunda-feira às 15h45.
O colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada para dentro da pedreira contígua, com cerca de 50 metros de profundidade, atingiun uma retroescavadora onde trabalhavam dois operários e terá arrastado duas viaturas civis, um automóvel e uma carrinha de caixa aberta.
Na terça-feira, o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, informava que um dos corpos tinha sido retirado da pedreira. O primeiro trabalhador a ser retirado era o único cujo corpo se encontrava visível, ainda que parcialmente. Na operação de resgate foi preciso afastar as pedras de grandes dimensões e a terra que cobriam o homem.
Uma equipa da Polícia Judiciária (PJ) está esta quarta-feira em Borba a proceder a investigações para apurar as circunstâncias do deslizamento de terras para pedreiras e o colapso de um troço de estrada.
As investigações envolvem ainda uma equipa do Laboratório de Polícia Científica (LPC) da PJ. Além do LPC de Lisboa, a investigação conta com uma segunda equipa composta por inspetores da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.