Borba: Câmara vai acionar o Plano Municipal de Emergência

Data:

António Lopes Anselmo, presidente da Câmara de Borba, anunciou que a autarquia vai acionar o Plano Municipal de Emergência.

O anúncio foi feito há minutos durante a conferência de imprensa feita para Proteção Civil para atualizar a informação sobre as operações de busca para a deteção das viaturas e vítimas que caíram no interior da pedreira.
Na conferência, o comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, revelou que neste momento decorre a drenagem da pedreira em simultâneo com “as manobras de busca” das viaturas na zona onde ocorreu a derrocada mais significativa.
José Ribeiro disse ainda que estão “a planear já empenhar algumas máquinas assim que a drenagem esteja concluída”, para se fazer um trabalho de desobstrução.
O responsável começou por sublinhar que as operações são “muito morosas e a decorrer em condições limite”, com o planeamento das ações a ser feito “quase hora a hora”. Operações que “exigem toda a cautela” nos passos que são dados, acrescentou.
Sobre o número concreto de viaturas que caíram à pedreira na sequência da derrocada de uma parte da estrada entre Borba a Vila Viçosa, José Ribeiro não adiantou nenhuma novidade. “A informação que temos chegou através de familiares e pelas forças de segurança” e terá que ser consolidada “com muita cautela”.
A única confirmação dada na conferência de imprensa foi a repetição de que a máquina giratória se encontra dentro da pedreira e que no seu interior estava o operador da máquina e um colega. “Esta é uma informação dinâmica que pode evoluir”, acrescentou o comandante.
José Ribeiro confirmou apenas que a máquina giratória que caiu está ainda dentro da pedreira e que no seu interior estavam dois trabalhadores.
Sobre as outras viaturas, disse que as equipas estão a tentar chegar até elas, mas sublinhou que “a drenagem da pedreira é essencial” para poderem chegar às restantes vítimas.
Sobre as condições meteorológicas no local, o comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora disse que a Proteção Civil está a trabalhar “com base nas janelas de oportunidade” em termos de meteorologia, a partir da informação “privilegiada” que recebem do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
José Ribeiro elogiou ainda o “apoio excecional” que estão a receber dos proprietários e dos trabalhadores das pedreiras.

Mergulhares já estão envolvidos

Segundo o jornal online ‘Obervador’, neste momento há três mergulhadores envolvidos nas buscas. Um já se encontra dentro da água e outro está no fundo da pedreira com as restantes autoridades.
Um terceiro está neste momento a descer para se juntar às operações, revela o jornal.
O deslizamento de um grande volume de terras na estrada entre Borba a Vila Viçosa, no distrito de Évora, provocou a deslocação de uma quantidade significativa de rochas, de blocos de mármore e de terra para o interior de uma pedreira, pelas 15h45 de segunda-feira.
O movimento de massa terá feito colapsar um troço de cerca de 100 metros da antiga estrada nacional 255, que liga as duas sedes de concelho vizinhas e que é ladeada por pedreiras de extração de mármore, umas em exploração, outras já desativadas.
O Ministério Público instaurou, entretanto, “um inquérito para apurar as circunstâncias que rodearam a ocorrência”, referiu a Procuradoria-geral da República, em resposta enviada à agência Lusa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.