A Escola das Artes da Católica no Porto recebe, de 26 a 30 de novembro, um grupo de jovens artistas da Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, escola reconhecida internacionalmente pelo cruzamento entre o cinema e as artes visuais.
Durante aquela semana, os estudantes das duas instituições terão a oportunidade de mostrar os seus trabalhos e participar em workshops, conversas e discussões de propostas artísticas.
O programa da visita inclui, ainda, uma sessão pública, agendada para 27 de novembro, às 18h, e que conta com a apresentação de François Bonenfant, diretor pedagógico da Le Fresnoy.
“Refira-se que esta iniciativa se assume como o primeiro momento de uma parceria entre as duas escolas e vem reforçar o compromisso da Escola das Artes com a investigação, ensino e prática artística nas áreas do Cinema e das Artes Visuais”, explica uma nota da Universidade Católica no Porto.
Centro de estudos e laboratório de criação artística, a Le Fresnoy permite a jovens criadores desenvolver obras artísticas com meios profissionais e acompanhamento de alguns dos artistas mais relevantes do panorama internacional.
Jean-Luc Godard, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Béla Tarr, Chantal Akerman e os portugueses Miguel Gomes e João Pedro Rodrigues são alguns dos nomes de artistas-professores que já passaram pela escola.
Jovens artistas da Le Fresnoy visitam a Escola das Artes no Porto
