Borba: Tenta-se repor a eletricidade com a chuva a dificultar as operações

Data:

A chuva complicou hoje as operações de resgate das vítimas mortais do deslizamento de terras da pedreira em Borba, tendo as autoridades procurado, de tarde, restabelecer a eletricidade, constatou a agência Lusa no local.
Durante a tarde, na zona a que os jornalistas podem aceder, situada a algumas dezenas de metros do posto de comando da Proteção Civil montado para as operações de resgate na pedreira, foi possível observar trabalhos que visaram restabelecer a eletricidade na zona, cortada desde segunda-feira.
A energia elétrica que existe nessa área é proveniente de geradores e, observou a Lusa, ao longo da tarde, foram transportados para o “teatro de operações” mais alguns desses aparelhos.
Além disso, foram transportadas para o local mangueiras para extrair água do fundo da pedreira, as quais estão a ser desenroladas com a ajuda de maquinaria pesada e com o apoio de funcionários da câmara e de outras entidades.
As condições climatéricas, constatou a Lusa, nem sempre foram favoráveis às autoridades, pois, ao longo da tarde, foram registados períodos de chuva, por vezes intensa, levando à interrupção voluntária dos “complexos” trabalhos.
O deslizamento de um grande volume de terras na estrada entre Borba a Vila Viçosa, no distrito de Évora, provocou a deslocação de uma quantidade significativa de rochas, de blocos de mármore e de terra para o interior de uma pedreira, pelas 15h45 de segunda-feira.
O movimento de massa terá feito colapsar um troço de cerca de 100 metros da antiga estrada nacional 255, que liga as duas sedes de concelho vizinhas e que é ladeada por pedreiras de extração de mármore, umas em exploração, outras já desativadas.
Segundo o comandante distrital de operações de socorro de Évora, José Ribeiro, estão confirmados dois mortos, operários da empresa que explora a pedreira, tendo já sido retirado o corpo de um deles.
Contudo, a GNR confirmou hoje à Lusa ter sido comunicado o desaparecimento de três pessoas na zona: dois homens que viajavam numa carrinha de caixa aberta e um idoso num automóvel.
As autoridades de socorro destacaram a “complexidade” das operações em curso, sublinhando que vão ser “morosas e difíceis”.
O Ministério Público instaurou, entretanto, “um inquérito para apurar as circunstâncias que rodearam a ocorrência”, referiu a Procuradoria-geral da República, em resposta enviada à agência Lusa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.