Empresas de Setúbal pedem “solução rápida” para o conflito laboral no porto

Data:

A AISET – Associação Industrial da Península de Setúbal apelou a uma solução rápida e negociada entre as partes, para que seja restabelecida a normalidade na movimentação de cargas no porto de Setúbal.

“A AISET tem a expectativa de que este conflito seja rapidamente sanado através de uma solução negociada entre as partes, permitindo o rápido reatamento das operações portuárias a um ritmo intenso que facilite a regularização dos carregamentos em atraso e não perturbe o dinamismo das empresas da região e, logo, a criação de emprego e riqueza”, refere, em comunicado, a associação empresarial de Setúbal.

“Sendo os associados da AISET predominantemente empresas exportadoras da região, clientes do porto de Setúbal, todas as dificuldades criadas ao expedito e regular escoamento das suas encomendas para clientes no exterior provocam acrescidas dificuldades e prejuízos na sua operação que devem ser evitadas”, acrescenta o comunicado.

Os trabalhadores eventuais do porto de Setúbal, que são contratados ao turno e que representam cerca de 90% dos trabalhadores requisitados diariamente para as empresas Sadopor e Navipor, não comparecem ao trabalho desde o passado dia 05 de novembro em protesto contra a situação de precariedade em que se encontram.

A Operestiva, empresa que faz a gestão destes trabalhadores eventuais, anunciou hoje em conferência de imprensa que está disponível para dialogar desde que o Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística cancele a greve ao trabalho extraordinário.

Por outro lado, face à recusa de 30 trabalhadores eventuais em assinarem os contratos sem termo que lhes foram propostos, admite contratar outros trabalhadores.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.