Mau tempo: Corveta da Marinha reforça dispositivo naval na Madeira

Data:

A Marinha Portuguesa enviou para a Região Autónoma da Madeira a corveta NRP António Enes, por conta da previsão de forte agitação marítima neste fim-de-semana

“Esta missão surge como resposta à previsão de agravamento do estado do mar na zona da Madeira e de Porto Santo, a partir da madrugada do próximo sábado, dia 17 de novembro”, informa uma nota da Marinha.
Integrando o dispositivo naval do arquipélago, a corveta ‘António Enes’ irá permanecer na Zona Marítima da Madeira, “com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta a situações de busca e salvamento marítimo e de apoio à Proteção Civil Regional, em situações de calamidade ou catástrofe naturais”.
A corveta António Enes faz parte de uma série de seis navios que constituem a classe João Coutinho, tendo sido construído nos estaleiros Bazan em San Fernando, em Cadiz, Espanha.
Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa em 1971 e está vocacionada para missões principalmente “de interesse público no âmbito da segurança e autoridade do estado no mar”, informa a Marinha.
Esteve em representação de Portugal em vários cenários, designadamente Moçambique, Angola, Guiné e Cabo Verde.
Tem ainda participado em vários exercícios nacionais, internacionais e viagens de instrução dos cadetes da Escola Naval.
A missão principal é a vigilância, busca e salvamento marítimo, fiscalização dos espaços marítimos sob jurisdição nacional.
O NRP António Enes é comandado pelo capitão-tenente Nuno Filipe Lourenço Morgado e tem uma guarnição de 67 militares.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.