Hoje assinala-se o Dia do Mar e a Autoridade Marítima Nacional abriu a visitas ao público em geral os faróis de Leça, do Cabo Carvoeiro e de Santa Maria.
As visitas são gratuitas e o período de abertura ao publico será das 13h30 às 16h30.
O Farol de Leça localiza-se em Leça da Palmeira, Matosinhos, o Farol do Cabo Carvoeiro localiza-se em Peniche e o Farol de Santa Maria localiza-se na Ilha da Culatra, em Faro.
No Dia do Mar, a Autoridade Marítima Nacional pretende com esta iniciativa “contribuir para promover junto dos visitantes a importância do Mar para Portugal e para os portugueses, ao mesmo tempo que se dá a conhecer a história e importância dos faróis, para todos aqueles que usam o mar, assumindo-se como fator fundamental para a segurança de toda a navegação”, explica numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
O farol do Cabo Carvoeiro, no concelho de Peniche, entrou em funcionamento em 1790, sendo um dos mais antigos da costa portuguesa a seguir aos faróis de N.S. da Luz (já extinto), Guia (Cascais), Roca (Sintra), Serra da Arrábida, hoje Outão (Setúbal), Bugio e São Julião (ambos em Oeiras).
Quanto ao fafrol de Leça, já no final do século XIX era reconhecida a necessidade da existência de um farol em Leça da Palmeira (concelho de Matosinhos) ou Leixões, mas só no século XX, mais precisamente em 1919 se avançaria com a elaboração dos planos do farol. Entrou em funcionamento em 15 de dezembro de 1926. Foi o sucessor do farolim da Boa Nova que existiu entre 1916 e 1926.
O Farol do Cabo de Santa Maria data já de 1851. Foi com alguma dificuldade que Ipácio Vielle dirigiu as obras de construção do farol na ilha da Culatra, concelho de Faro, tendo em conta a sua localização, num cabeço de areia próximo da entrada dos portos de Faro e Olhão.