A gala de entrega dos World Travel Awards (Prémios Mundiais do Turismo, em português), considerados os ‘óscares’ do turismo mundial será este ano realizada em Lisboa.
O mês de dezembro na capital portuguesa começa com a entrega dos prémios dos World Travel Awards (WTA), que este ano celebram o 25º aniversário. A grande Gala está agendada para o dia 1, no Pátio da Galé, localizado no Terreiro do Paço.
“O evento, que contará com “as” personalidades do setor, será o culminar das seis cerimónias regionais – Ras Al Khaimah (Emiratos Árabes Unidos), Atenas (Grécia), Hong Kong, Guayaquil (Equador), Jamaica e Durban (Sul de África) – e cujos vencedores ambicionam o título mundial, que será revelado em Lisboa”, refere uma nota divulgada no site na internet dos World Travel Awards.
No ano em que conquistou as distinções de ‘Melhor Cidade Destino da Europa’ e de ‘Melhor Porto Europeu de Cruzeiros’, atribuídas pelos prémios World Travel Awards, Lisboa vai ser anfitriã da gala da Grande Final destes que são considerados os ‘óscares’ do turismo mundial.
A organização escolheu o Pátio da Galé, para acolher a cerimónia, por considerar que aquele é “um local incomparável em Lisboa”.
“É aqui que o Palácio Real e a Casa da Índia foram localizados quando o terremoto de 1755 ocorreu. Uma reforma realizada em 2010 manteve o detalhe arquitetónico e a importância da praça e do edifício na história da cidade. O Pátio da Galé enfatiza a posição de Lisboa como destino turístico premium”, defende a organização dos World Travel Awards.
Sobre a escolha de Lisboa como cidade anfitriã, sublinha que “oferece um panorama perfeito de becos de paralelepípedos, ruínas antigas e catedrais de cúpula branca espalhadas por sete colinas e com vista para o Rio Tejo”.
“É uma cidade cheia de histórias para contar, onde o sol brilha 290 dias por ano e a temperatura raramente cai abaixo dos 15ºC; uma cidade onde a culinária é dedicada à criação de mais de mil maneiras de cozinhar o seu famoso bacalhau, e onde antigos costumes e história antiga se misturam com o entretenimento cultural e a inovação de alta tecnologia”, elogia.
Final europeia de 2019 será na Madeira
Há outra boa notícia relacionada com os prémios internacionais do turismo. Para da gala mundial em Lisboa, a Ilha da Madeira foi escolhida como palco da Gala da Europa do World Travel Awards em 2019. Será a 8 de junho.
O arquipélago português, que conquistou o título de ‘Melhor Destino da Europa’ nos últimos cinco anos, usará o evento para ampliar o seu perfil no cenário internacional.
O Turismo da Madeira vai acolher centenas de líderes da indústria na altura em que celebrara um dos seus principais eventos, o Festival Atlântico, que marca o início da temporada de verão na Madeira.
Christopher Frost, vice-presidente do Grupo dos WTA assegura que “será uma honra para nós levarmos a cerimónia de gala da WTA Europa para a Madeira pela primeira vez”.
“Esta joia atlântica é uma ilha abençoada com um clima tropical sublime, uma cultura fascinante, deliciosa comida gourmet e flora e fauna incríveis”, elogia o responsável.
A cerimônia será realizada no Palácio Belmond Reid, um hotel com mais de 125 anos de existência, situado sobre uma falésia, em quatro hectares de jardins subtropicais com vista para o Atlântico.
A WTA foi fundada em 1993 para reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores da indústria do turismo.
Todos os anos, a WTA cobre o mundo com uma série de cerimónias de gala regionais para reconhecer e celebrar o sucesso individual e coletivo dentro de cada região geográfica: Europa, Médio Oriente, Ásia e Australásia, América Latina, Caraíbas e América do Norte, África e Oceano Índico.