Na Herdade do Rocim mais de 60% dos vinhos vão para 29 países

Data:

O projeto foi iniciado no ano 2000 nesta propriedade de 120 hectares com o plantio de 70 hectares de vinha, entre a Vidigueira e Cuba em pleno Baixo Alentejo. Começava assim um projeto de sonho na Herdade do Rocim, assente no amor de pai e filha pela terra e pelo vinho.

A estrutura da ROCIM  combina aspectos formais sólidos no domínio da organização com a informalidade dos procedimentos, rejeitando soluções demasiado hierarquizadas e, consequentemente, limitadoras da flexibilidade e da criatividade essenciais ao êxito das empresas.
A partir destes princípios gerais, emanam valores e formas de ser e de agir que constituem o quadro de referência cultural da ROCIM , de entre os quais se destacam a satisfação dos clientes como principal desígnio da empresa usando a criatividade, a iniciativa, o dinamismo individual, o trabalho em equipa e o “amor à camisola” como referências fundamentais consideradas necessárias à obtenção de elevados níveis de produtividade.
Nesse sentido e para conseguir estes objetivos, dá-se especial atenção à formação técnica e à modernização no domínio das novas tecnologias das comunicações. Em paralelo, atenção especial à formação dos colaboradores nos domínios da expressão escrita e oral do português, inglês e castelhano, bem como ao desenvolvimento do espírito crítico e da inteligência criativa.

O vinho como expressão do terroir

Na Herdade do Rocim, respeita-se, desde o princípio a expressão do terroir específico da região.
A Herdade do Rocim com 70 hectares de vinha, 53 hectares de castas tintas e 17 hectares de castas brancas, encontra-se já com uma área certificada de produção biológica e com uma área significativa em processo de conversão para produção biológica.

Herdade do Rocim

Dos 70 hectares (ha) de vinhas, 20 ha são de vinhas velhas, plantadas em solos arenosos, sendo 60% de castas tintas, com um predomínio da Aragonez, Trincadeira, Moreto e Tinta Grossa e os restantes 40% de castas brancas, na sua grande maioria Antão Vaz, mas também Rabo de Ovelha, Perrum, Roupeiro e Manteúdo.
Entre os anos 2001 e 2004 foram plantados cerca de 20 ha de vinha, na sua maioria de Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, plantadas em solos franco-argilosos mas também a Touriga Nacional e Syrah plantadas em solos arenosos.
Em 2006 plantaram-se sete ha de castas brancas em solos arenosos, sobretudo de Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Alvarinho.
Entre os anos de 2009 e 2011, foram plantados 23 ha de vinha, dois ha de castas brancas, Viosinho e Arinto, em solos maioritariamente arenosos, e os restantes 21 ha de castas tintas com forte predomínio da casta Alicante Bouschet, plantada tanto em solos franco-argilosos como em solos arenosos e também alguma área de Tannat e Petit Verdot, plantados em solos franco-argilosos.
Na viticultura da Herdade do Rocim e sempre respeitando ao máximo o terroir e os princípios da sustentabilidade, todas as operações, desde a poda de Inverno, passando pelas intervenções em verde até à vindima são sempre efectuadas de forma manual, onde a mão humana tem um papel fundamental.

Herdade do RocimPedro Ribeiro é o enólogo e diretor-geral da Herdade do Rocim

O Engº Pedro Ribeiro é o enólogo e diretor-geral da Herdade do Rocim desde 2013 e considera que “embora seja necessário muito tempo para um projeto de vinha se consolidar, a empresa já deu passos largos e neste momento já exporta para 29 países” classificando a exportação como o grande objetivo da Rocim. A faturação de 2017 passou os três milhões de euros e a exportação situou-se nos 60 por cento deste valor.
Tudo isto se consegue porque na produção se combina o know how da enologia moderna com formas ancestrais de vinificação como as talhas alentejanas e a pisa a pé em lagar de pedra.
“Todas as fermentações dos vinhos são acompanhadas diariamente pela enologia e as decisões tomadas individualmente para cada vinho que é tratado, pensado e criado de forma única. Na Herdade do Rocim respeitamos, desde o inicio, a vocação natural do terroir da região, produzindo vinhos frescos, elegantes e minerais”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.