Presidente da República vai à Guatemala para debater o o desenvolvimento sustentável

Data:

O Presidente da República desloca-se à Guatemala para participar entre quinta e sexta-feira na 26ª Cimeira Ibero-Americana, centrada no desenvolvimento sustentável.

Marcelo Rebelo de Sousa estará a 15 e 16 deste mês na cidade histórica de Antigua, na Guatemala, para a 26ª Cimeira Ibero-Americana que tem como tema central o desenvolvimento sustentável.
“Esta Cimeira será um importante ponto de encontro para líderes após intensa atividade eleitoral e as mudanças políticas na região. Desde a última Cimeira, na Colômbia em 2016, 10 dos 22 governos ibero-americanos foram renovados”, refere uma nota acerca da 26ª Cimeira Ibero-Americana, divulgada no site da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).
Este será o segundo encontro de chefes de Estado e de Governo da comunidade ibero-americana em que o Presidente da República estará presente, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em representação do executivo português.
Com o lema ‘Uma Ibero-América próspera, inclusiva e sustentável’, a Cimeira terá a presença dos chefes de Estado de Andorra, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Portugal, além do anfitrião da Guatemala.
Espanha estará representada pelo rei Felipe VI e também pelo chefe do Governo, Pedro Sánchez.
Nas anteriores cimeiras, Portugal tem igualmente estado representado pelos chefes de Estado e de Governo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, estiveram juntos na anterior cimeira, em Cartagena das Índias, na Colômbia, em 2016.
“Os líderes políticos terão a oportunidade de abordar questões que dizem respeito à região, emitir uma declaração final acordada por todos, bem como uma série de comunicados especiais e um programa de ação para a cooperação ibero-americana. Além disso, será anunciado local da próxima Cimeira, em 2020”, lê-se ainda na nota da SEGIB.
No dia 15, Marcelo Rebelo de Sousa e os restantes Chefes de Estado e de Governo ibero-americanos participam na receção oferecida pelo Presidente da República da Guatemala, Jimmy Morales, e no jantar de abertura da cimeira.

Com a Agenda 2030 sempre presente

Os trabalhos da Cimeira realizam-se ao longo da sexta-feira, com início pelas 10h30 locais (16h30 em Lisboa), após a fotografia oficial. Deverão terminar pelas 17h15 (23h15 em Lisboa), seguindo-se a conferência de imprensa final do Presidente da Guatemala e da Secretaria-geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan.
“Temos trabalhado arduamente para tornar esta Cimeira um sucesso de participações e de conteúdo, uma Cimeira que reforce o que nos une, que mostre o compromisso desta região pelos valores que partilhamos, o multilateralismo, a cooperação, a solidariedade, o diálogo e a Agenda 2030″, destacou a Secretária-geral Ibero-Americana, citada no site da SEGIB.
Rebeca Grynspan referiu aidna a Agenda 2030, afirmando que “oferece soluções para os grandes desafios que enfrentamos: desigualdade, pobreza, desconfiança nas instituições, ruptura tecnológica, transformação do trabalho e degradação ambiental”.
A Agenda 2030 foi anunciada na cimeira da ONU, em Nova Iorque (EUA), realizada entre 25 e 27 de setembro de 2015.
Reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados nessa cimeira, que reuniu os líderes mundiais para adotar uma agenda ambiciosa com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até ao ano de 2030, conhecida como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A comunidade ibero-americana é composta por 22 países dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.
A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, México. Os encontros repetiram-se, com periodicidade anual, até 2014. Desde então, passaram a ser de dois em dois anos.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.