PR alerta que opções do Governo levaram ao adiamento de investimento público

Data:

O Presidente da República afirmou hoje, em Porto de Mós, que as opções do Governo no plano económico e financeiro têm levado ao adiamento de algum investimento público estruturante.
Marcelo Rebelo de Sousa falava em Porto de Mós (distrito de Leiria), durante a sessão de abertura do primeiro Encontro da Fundação Batalha de Aljubarrota, intitulado ‘Portugal Independente – A partir da sua história, que futuro desejável para Portugal?’.
O Chefe de Estado referiu que as opções do Governo de conjugar o rigor orçamental com medidas corretoras de assimetrias sociais e de aliar a procura de maior protagonismo das exportações com a manutenção do incentivo ao consumo interno têm implicado “sacrifício ou adiamento de algum investimento público estruturante”.
No entanto, frisou, é preciso estar alerta quanto ao surgimento de propostas populistas no país.
“Temos de estar atentos. Não vá acontecer que, em qualquer das áreas consideradas, um ou outro sinal similar a processos emergentes noutras paragens possa surgir com promessas públicas e sociais generosas juntas a uma expectativa criada na opinião pública quase ilimitada”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa.
Num discurso em que evocou o passado para falar do presente e do futuro, o Presidente da República alertou para a necessidade de não se desbaratar ou esquecer a língua, o mar, as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo ou a capacidade de acolhimento e inclusão.
E apelou a consensos, nomeadamente em áreas como a educação, a coesão social ou na sustentabilidade de uma economia aberta e competitiva e defendeu a necessidade de aproximação dos portugueses às Forças Armadas e forças de segurança.
Num discurso que durou cerca de 30 minutos, o Presidente chamou ainda a atenção para a dificuldade em alcançar um consenso no domínio da justiça.
“É com algum lamento que verifico ser hoje quase impossível o consenso no domínio da justiça. É um sinal de fragilidade do Estado de Direito democrático em Portugal”, declarou.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.