Há mais procura por professores de português nas universidades norte-americanas

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A contratação de professores de português nas universidades norte-americanas está a demonstrar uma recuperação, após anos de redução, disse à Lusa o presidente da Organização Americana de Professores de Português (AOTP, na sigla original), Luís Gonçalves.
Entre setembro e novembro, surgiram vários anúncios de vagas para professores de português em universidades e outras instituições nos Estados Unidos, avançou o professor, à margem do I Simpósio Virtual Português como Língua de Herança no Mundo.
“Há um estabilizar daquilo que tinham sido perdas no passado”, explicou, referindo que a contratação nesta altura já é “mais robusta” que em anos anteriores.
“Nos últimos anos têm havido muito poucas posições abertas a nível nacional”, adiantou o presidente da AOTP, notando que também na Universidade de Princeton, onde é docente, se verificou “uma subida de interesse” pelo ensino do português.
A língua portuguesa foi este ano reclassificada como crítica nos Estados Unidos, onde só no ensino pós-secundário a Modern Language Association contabilizou dez mil alunos em 2016.
A AOTP prevê a continuação dos simpósios virtuais depois deste primeiro, que foi dedicado especificamente ao português como língua de herança e reuniu 227 professores de todo o mundo, mais do dobro do que o previsto.
“Juntar tantas pessoas de tantas partes do mundo ao mesmo tempo para um evento de português como língua de herança nunca houve, é a primeira vez”, adiantou Luís Gonçalves, explicando que muitos destes professores ensinam em regime de voluntariado e não existem meios para deslocações ao evento anual.
“Estamos a tentar preencher um vazio. As pessoas sentiram-se muito identificadas e menos sozinhas”, comentou o responsável.
Para os próximos eventos, a AOTP pretende recorrer a patrocinadores, de forma a “sair do sistema de voluntariado e pagar aos palestrantes”.
O próximo encontro presencial da associação decorrerá a 8 e 9 de agosto de 2019 na Universidade de Princeton, em Nova Jersey, com o objetivo de “descobrir quais são os projetos que tiveram bons e maus resultados, qual é o novo material que está no mercado e que tipo de pesquisa está a ser desenvolvida que pode ter impacto no ensino de português”.

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