Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro D. Maria II, é um dos laureados pelo Prémio Europa de Teatro-Realidades teatrais.
A entrega dos Prémio Europa de Teatro de 2018 decorre em São Petersburgo, Rússia, entre 13 e 17 de novembro e este ano um dos contemplados é o português Tiago Rodrigues.
O júri deste prémio considerou que o diretor artístico do D. Maria II tem “dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil, como artística, entre diferentes povos”.
Tiago Rodrigues foi ainda considerado um dos que “continuam a lutar por um novo teatro Europeu, que vá além de qualquer barreira ou preconceito”.
O actor, dramaturgo, produtor teatral e encenador marcará presença em São Petersburgo com três projetos, que serão apresentados durante os cinco dias do evento: ‘Burning the Flag’, ‘By Heart’ e ‘Sopro’.
No dia 17 de novembro recebe o Prémio Realidades Teatrais, na cerimónia que terá lugar no Alexandrinsky Theatre.
Até dezembro, e no âmbito do Festival d’Automne à Paris, os espetáculos ‘Sopro’ e ‘By Heart’ serão apresentados no Théâtre de la Bastille (Paris), no Théâtre de Chelles e no Espace 1789 de Saint-Ouen, com todas as sessões já esgotadas.
Em Portugal, em 2019, será possível rever ‘Sopro’ no D. Maria II, de 11 a 19 janeiro, e no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a 3 maio.
O Prémio Europa de Teatro
Entre 13 e 17 de novembro, São Petersburgo acolhe a XVII edição do Prémio Europa de Teatro e a XV edição do Prémio Europa de Teatro-Realidades Teatrais.
Para além da atribuição dos prémios, os artistas galardoados também participam em espetáculos, antestreias, leituras, demonstrações, conferências e reuniões, de forma a oferecer ao público e aos críticos acesso à sua forma de fazer teatro.
Ana Grácio Pinto