Sistema que corrige o pé pendente e terapêutica para uma forma de cancro cerebral recebem prémio

Data:

Um sistema de estimulação elétrica que permite a correção do Pé Pendente e uma nova estratégia terapêutica para o cancro cerebral mais comum em adultos e crianças, venceram o Fraunhofer Portugal Challenge, um prémio para investigações no âmbito de teses de mestrado e doutoramento.

O concurso Fraunhofer Portugal Challenge 2018 tem por objetivo colocar em destaque a capacidade de inovação dos estudantes e investigadores portugueses.
Nesta nona edição voltou a desafiar estudantes e investigadores portugueses a candidatarem as ideias desenvolvidas nas respetivas teses de mestrado ou doutoramento.
Os vencedores receberam prémios científicos no total de nove mil euros “que poderão servir de impulso para concretizarem as suas ideias”, refere a organização do Fraunhofer Portugal Challenge.
A edição deste ano premiou, na categoria de mestrado, um sistema wearable de estimulação elétrica funcional que permite a correção do Pé Pendente, um distúrbio de marcha que se caracteriza pela incapacidade de elevar o pé e os dedos do pé, da autoria de Ana Correia.
O prémio, na categoria de doutoramento, distinguiu uma nova estratégia terapêutica que, através de componentes bioeletrónicos, pretende alcançar o tratamento do glioblastoma, o cancro cerebral mais comum em adultos e crianças, da autoria de Sanaz Asgarifar.
Foram estas as ideias distinguidas com o 1º prémio nas duas categorias a concurso (Mestrado e Doutoramento respetivamente), no evento de encerramento do Fraunhofer Portugal Challenge 2018, que decorreu na passada quarta-feira.
Ainda na categoria de mestrado, o segundo lugar foi atribuído a Carolina Gouveia, que desenvolveu o sistema Bio-Radar para captar sinais vitais de forma fiável, utilizando apenas ondas de rádio para medir com grande acuidade a distância entre as antenas e a caixa torácica do paciente.
O terceiro classificado foi José Dias, que criou uma nova geração de baterias eletroquímicas de ião-lítio, mais eficientes, sustentáveis e com um fator reciclável mais elevado.
Já na categoria de doutoramento, Rodrigo Bruno arrecadou o segundo lugar, com a novaVM, uma ‘Máquina Virtual Java’, que surge em resposta à necessidade atual do processamento de grandes quantidades de dados Big Data e que permite a redução das pausas da aplicação em 68% e a redução do custo do alojamento na cloud em aproximadamente 30%.
A ideia de Filipa Ferrada, uma framework de modelação que conceptualiza a noção de “emoção” em redes colaborativas empresariais e sugere uma abordagem sustentada em sistemas dinâmicos permitindo resolver questões de gestão e decisão, arrecadou o 3º lugar desta categoria.

Ideias de excelência e inovação

O concurso premeia a investigação de utilidade prática nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Multimédia ou outras Ciências conexas, nomeadamente ideias inovadoras que serviram de base a teses de mestrado ou doutoramento.
“A cada ano, o Fraunhofer Portugal Challenge tem vindo a premiar ideias de excelência e a incentivar a inovação no âmbito da investigação no meio académico português. Nesta edição foram submetidas 55 candidaturas, oriundas de 24 Instituições de Ensino Superior diferentes, de todo o país, incluindo Madeira e Açores”, informa a organização.
As ideias foram avaliadas de acordo com critérios como o grau de inovação, exequibilidade técnica, e potencial de mercado. Os projetos foram avaliados por um júri composto por membros do Fraunhofer AICOS, do Fraunhofer IESE, bem como um painel de peritos convidados.
Fundada em 2008, e resultando de uma colaboração de longo prazo em ciência e tecnologia entre Portugal e a Alemanha, a Associação Fraunhofer Portugal Research promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.
Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.