O Sporting, detentor do troféu, foi hoje derrotado em casa pelo Estoril Praia, da II Liga, na segunda jornada da Taça da Liga de futebol, num dia em que o FC Porto somou o primeiro triunfo.
Depois de ter vencido o Marítimo na primeira jornada, o Sporting tentava o segundo triunfo e até se colocou em vantagem aos nove minutos, pelo brasileiro Wendel, que se estreou a marcar.
Contudo, o conjunto do segundo escalão acabou por dar a volta ao marcador, com um primeiro golo de Sandro Lima, aos 71 minutos, e um autogolo de André Pinto, aos 82.
A insatisfação dos poucos adeptos presentes no Estádio José Alvalade foi visível, com acenos de lenços brancos, e bem audível ao pedirem a demissão de José Peseiro.
Este resultado deixa isolado no comando do Grupo D, o Feirense, que mais cedo tinha vencido em casa o Marítimo, por 3-2, afastando os insulares da luta pelo apuramento para as meias-finais.
Os ‘leões’, que não perdiam um encontro em casa em competições nacionais desde a 32.ª jornada da I Liga 2016/17, vão ter de discutir o apuramento em casa do Feirense, que soma seis pontos, mais três do que Sporting e Estoril Praia, que reentrou na luta.
No Grupo C, depois de ter empatado em casa com o Desportivo de Chaves na primeira jornada, o FC Porto somou o primeiro triunfo e isolou-se no comando da ‘poule’, mas sentiu grandes dificuldades perante o secundário Varzim.
Foi mesmo a equipa visitante a inaugurar o marcador, aos 30 minutos, através do hondurenho Jonathan Toro, mas o FC Porto restabeleceu o empate ainda antes do intervalo, aos 42, com um golo do holandês Bazoer, consumando a reviravolta aos 73, por intermédio do brasileiro Soares.
Sem desistir, o Varzim igualou dois minutos mais tarde, aos 75, pelo camaronês Jacques Haman, a aproveitar um mau atraso de Sérgio Oliveira.
Contudo, os ‘dragões’ acabaram por confirmar o triunfo graças a um autogolo do norte-americano Stephen Payne, aos 81, e um golo de André Pereira, aos 86.
O FC Porto isolou-se no comando do Grupo C, com quatro pontos, mais um do que o Varzim, enquanto o Chaves tem um ponto e o Belenenses ainda está em ‘branco’, embora as duas últimas classificadas tenham um jogo em atraso.