O objetivo foi assumido pela ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, apesar das perdas de produção, na ordem dos 25%, verificados em alguns dias de agosto.
A associação revela que, “para a atual campanha 2018/2019, a ANP definiu como objetivo alcançar um valor total de 100 milhões de euros em exportações, o que representa um aumento de 25% face ao valor das vendas internacionais deste fruto no ano anterior”.
A ANP vai marcar presença na Semana Verde de Berlim, entre 19 e 28 de Janeiro. Esta é uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura e junta, todos os anos, mais de 1600 empresas e organizações de todo o mundo.
Entre janeiro e novembro de 2017, as exportações de pêra rocha ultrapassaram os 82,4 milhões de euros, um aumento de 19% em comparação com 2016. Com as acções de promoção e divulgação previstas, a ANP espera alcançar os 100 milhões de euros de exportações em 2019, o que equivale a um crescimento de 21% face ao valor actual das vendas internacionais deste fruto, único no mundo e apenas produzido em Portugal.
Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Marrocos são, por esta ordem, os principais destinos da pêra Rocha e absorveram 81% do valor das exportações entre Janeiro e Novembro de 2017. O mercado alemão em particular registou um crescimento de 90%, atingindo perto de 8,2 milhões de euros em exportações no mesmo período.
O Projecto de Promoção Global da Pêra Rocha nos Mercados Externos da ANP é co-financiado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 430.902 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e inclui a realização de acções de promoção e comunicação.
Produtores de pêra rocha querem exportar 100 milhões de euros
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