Até quinta feira as temperaturas máximas em Portugal vão manter valores superiores “aos valores médios para a época do ano”, ou seja, entre 20 e 25 graus Celsius.
Mas na sexta-feira o cenário muda e a culpa é de uma massa de ar polar vinda da Islândia.
“A partir da tarde de dia 26, devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo, com a passagem de uma situação de temperaturas amenas, para uma outra, em que o frio e o vento serão o mais significativo”, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) num comunicado.
Segundo as previsões do Instituto, a partir de sexta-feira deverá haver uma descida gradual da temperatura e uma intensificação do vento especialmente no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora.
No sábado e domingo, 27 e 28 de outubro, as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus, com exceção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3 graus Celsius).
Nas regiões do interior Norte e Centro o frio vai fazer-se sentir com mais intensidade, já que os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10 graus.
Quanto à temperatura mínima, deverá ser inferior a 10 graus, e da ordem de 0 a 5 graus nas regiões do interior, “onde se preveem as primeiras geadas da época”, informa ainda o IPMA.
Outro cenário possível, acrescenta no comunicado, será a ocorrência de chuva nas regiões Norte e Centro no sábado, que “deverá originar alguma neve nas terras altas”.
Prepare-se: fim-de-semana traz frio, vento e até neve
