A imagem icónica do duplo-amputado Sabre al-Ashkar arremessando pedras numa cadeira de rodas ficou em primeiro lugar no Prémio Bayeux Calvados-Normandia para Correspondentes de Guerra.
A foto foi tirada pelo fotógrafo da AFP, Mahmoud Hams a 11 de maio, quando palestinianos participaram nas manifestações em massa pelo direito de retornar à sua pátria histórica.
O fotógrafo-chefe da AFP Thomas Coex saudou Hams por considerar a imagem “muito perigosa e de difícil acesso”, segundo a France 24 .
As manifestações começaram em março pelo direito dos refugiados em Gaza de retornar ás suas casas perdidas desde a criação de Israel em 1948.
Pelo menos 205 palestinos foram mortos por ataques israelitas em Gaza desde o início dos protestos a 30 de março, incluindo pelo menos um manifestante incapacitado.
A grande maioria foi morta por disparos de atiradores nas manifestações de fronteira, embora outros tenham morrido em ataques aéreos e bombardeios de tanques.
Os manifestantes estão a exigir permissão para retornar à sua terra, agora dentro de Israel, de onde suas famílias fugiram ou foram deslocadas durante a catástrofe- Nakba em árabe – descrevendo a guerra de 1948 que levou à criação de Israel. Os mesmos manifestantes reclamam também com Israel para que acabe com o bloqueio da faixa.
Em dezembro, as forças israelitas mataram Ibrahim Abu Thraya, de 29 anos, deficiente em uma cadeira de rodas, enquanto protestava pacificamente pela fronteira de Gaza.
Relacionadas
O Tocá Rufar é um projecto modelo de formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa e do instrumento bombo que se distingue ao colocar a cultura portuguesa, o conhecimento e a arte, em posição privilegiada como fonte de valor, de desenvolvimento e de contemporaneidade; e por torná-los acessíveis a todos os indivíduos. O Tocá Rufar tem como missão promover o instrumento bombo a ícone…
Acaba de ser lançada em Portugal, uma nova vacina combinada que protege contra a hepatite A e contra a febre tifóide. É a primeira vez que a proteção contra a febre tifóide pode ser administrada nas farmácias em combinação com a hepatite A. A nova vacina oferece dupla proteção e está indicada para pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, que viajem para zonas onde estas doenças são…