As freguesias de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas, no concelho de Vila Nova de Famalicão, querem criar uma paisagem protegida para aves migratórias no baixo Ave. O projeto é apresentado amanhã, 14 de outubro.
O projeto Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave é lançado neste domingo, a partir das 9h, numa sessão no Salão Paroquial de Fradelos, uma das três frequesias do concelho de Vila Nova de Famalicão que integram esta ação comunitária.
O locutor do programa televisivo ‘Vida Selvagem’, Eduardo Rêgo, é uma das presenças asseguradas na apresentação do projeto.
O encontro promovido pela Comissão Social Interfreguesias de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas “pretende envolver e mobilizar as comunidades locais na recuperação e valorização das antigas pateiras do baixo Ave”, explica a autarquia de famalicão numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
Naquele espaço de reserva para aves migratórias, foram já identificadas cerca de 190 espécies.
A apresentação do projeto Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave decorre até às 13h com a dinamização de vários temas de debate, como ‘A importância de uma paisagem protegida local na qualidade de vida dos munícipes. O que oferece e o que potencia uma paisagem protegida local na economia local’; ‘A importância das paisagens protegidas locais para a conservação do património natural, nomeadamente em área densamente povoadas como o litoral norte’; ‘Dinâmicas e evolução do negócio de turismo de natureza e birdwatching (opbservação de pássaros) no litoral norte de Portugal’.
A iniciativa insere-se na quarta semana do Festival Famalicão Visão’25 que decorre sob o tema ‘Comunidade de Futuro’. Até 27 de outubro, mais de 60 entidades do concelho estão a colaborar e são parceiras deste projeto, proporcionando um conjunto diversificado de ações descentralizadas, que envolvem diretamente muitas centenas de pessoas.