Está quase a partir de Singapura o voo comercial mais longo do mundo

Data:

Dezoito horas e 45 minutos a voar, para fazer a ligação Singapura-Newark (EUA). Pelas 16.45 de hoje (hora de Lisboa), partirá do aeroporto de Changi (Singapura) o voo comercial direto mais longo de todos os que atualmente cruzam os ares. 161 passageiros estarão a bordo de um Airbus A350-900 da Singapore Airlines para este voo inaugural de uma rota que a companhia pretende tornar diária a partir de dia 18 deste mês.

Serão 15 mil quilómetros cruzando toda a Ásia em direção ao ocidente e depois o Atlântico. A companhia já tinha feito esta rota entre 2004 e 2013. Só que o avião era outro, o Airbus A340-500. Razões económicas – nomeadamente uma subida no custo dos combustíveis – levaram a Singapore Airlines a desistir.

Mas agora o A350 tornou tudo diferente: é um avião bastante mais leve porque foi feito em fibra de carbono em vez de alumínio. E só tem dois motores, em vez de quatro, pelo que gasta menos. Tem uma autonomia até 20 horas, segundo os fabricantes. Na Boeing o avião que fazia estas rotas longas era o 777. A Airbus diz que um A350 gasta 25% menos.

A rota está sobretudo “desenhada” para homens de negócios. Sendo o voo direto, poupam-se duas a três horas em escalas. Não há lugares previstos em classe turística. Na classe executiva as cadeiras podem transformar-se em camas. Estão previstas duas refeições e os passageiros poderão escolher quando querem ser servidos. Cada lugar tem um ecrã ao dispor, podendo o passageiro programar uma “play list” de filmes para ir vendo durante a viagem. O bilhete mais barato custa cerca de 1430 euros; os mais caros vão para mais do dobro.

Os voos diretos quase tão longos atualmente disponíveis são da Qantas e da Qatar Airlines. O primeiro, entre Perth (Austrália) e Londres, dura 17 horas; o segundo, de Aukland (Nova Zelândia) a Doha (Qatar), 17 horas e meia. A Airbus e a Boeing estão atualmente a trabalhar em conjunto na construção de um avião que consiga transportar 300 passageiros de Sydney para Londres ou Nova Iorque sem escalas. É possível que venham a ser feitas cabines de sono nas áreas de carga do avião.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.