A Câmara de Lisboa vai avançar com restrições ao alojamento local em cinco bairros de Lisboa, noticia o ‘Diário de Notícias’.
Segundo o jornal, na sua edição online, “os Bairro Alto e Madragoa juntam-se agora ao Castelo, Alfama e Mouraria, vão, a partir do final do mês, ficar suspensos em cinco bairros de Lisboa. Bairro Alto e Madragoa juntam-se agora ao Castelo, Alfama e Mouraria, que já tinham sido anunciados como áreas de contenção pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina”, lê-se.
A identificação destas áreas, avança o ‘Diário de Notícias’, resulta de um ‘Estudo Urbanístico do Turismo em Lisboa’, feito pela autarquia com o objetivo de fundamentar a escolha das áreas de contenção ao alojamento local, e cujas linhas gerais foram apresentadas nesta quinta-feira aos vereadores.
A proposta do executivo camarário vai a votos na última semana do mês, revela ainda o ‘Diário de Notícias’. A medida deverá ser aprovada, já que o PS, à frente do município, detém a maioria.
Segundo o DN, além daqueles cinco bairros, são identificadas outras áreas da cidade que apresentam uma “maior necessidade de monitorização”.
É o caso da Baixa, dos eixos da Avenida da Liberdade, Avenida da República, Avenida Almirante Reis, do bairro da Graça, Colina de Santana, Ajuda e Lapa/Estrela. No futuro, estas poderão também ser candidatas a área de contenção.
A nova lei, aprovada em julho na Assembleia da República, dá às autarquias o poder de restringir a abertura de novos alojamentos locais em áreas que já estejam sobrecarregadas.
Alojamento local ficará de fora de cinco bairros de Lisboa
Data: