• Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
  • Follow us
    • Facebook
    • Youtube
    • Instagram
Mundo Português
  • 29 Março, 2023
  • Contactos
  • Quem Somos
Mundo Português

Lisboa, Portugal

29 Março, 2023
  • Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
Home
Entrevistas SISAB

“A exportação é e sempre foi o objetivo principal da Mirazeite”

11 Outubro, 2018 Empresas & Mercados, Entrevistas SISAB
Facebook Twitter E-mail
“A exportação é e sempre foi o objetivo principal da Mirazeite”

Fundada há mais de quatro décadas, a Mirazeite vai buscar ao ADN familiar, a postura empresarial de se manter sempre “fiel à nobre tradição portuguesa subjacente à feitura do azeite”, como destaca David Bastos, diretor de Exportação da empresa. Com uma produção em torno de sete milhões de litros de azeite, e a comercialização de várias marcas, a Mirazeite é uma empresa assumidamente exportadora: os mercados internacionais representam já mais de 70% da faturação, uma percentagem que a administração pretende reforçar nos próximos anos.

A Mirazeite foi fundada em 1977. Qual é a filosofia de trabalho?
A Mirazeite é uma empresa com história e conhecimento no setor dos azeites em Portugal. O seu administrador é oriundo de uma família com mais de 70 anos de tradição nesta área de negócio. Tendo início em Mirandela, é uma empresa com genesis “familiar” no seu ADN, sem dúvida.
A filosofia da empresa é a de se manter fiel à nobre tradição portuguesa subjacente à feitura do azeite, obtendo assim um produto que se distingue pela sua pureza e qualidade, extraído da primeira pressão a frio por processos de prensagem e filtração, o que garante todas as suas magníficas propriedades.
Com a sua alta tecnologia e modernos métodos de produção, tenta garantir a qualidade máxima dos seus produtos apostando sempre na melhoria dos serviços prestados, procurando a satisfação, atendimento e acompanhamento das necessidades dos clientes e mercados.

Quais marcas comercializa?
As marcas comercializadas são a conhecer: ‘Bom Dia’ (marca bandeira), ‘Ouro da Terra’, ‘Imperial’, ‘Manjar’, ‘Delicioso’, entre outras.

Qual é a quantidade de azeite produzido e comercializado?
No último ano, foi em torno de 7.000.000 de litros.

No mercado nacional, qual é o seu posicionamento? Os produtos são comercializados em todo o país?
No mercado nacional temos o canal horeca como maior incidência, sendo que a Mirazeite também produz MP para a grande distribuição nacional, sendo que, apesar de maior saturação em Lisboa, estamos presentes em todo o território e ilhas.

O que diferencia os azeites da Mirazeite dos demais?
A diferenciação é a origem vs qualidade, o cuidado nos blends, o conhecimento acumulado ao longo dos anos e a proximidade da produção em árvore.

Um dos mais recentes projetos foi a construção de uma nova fábrica. O que acrescentou à empresa, tanto em termos de laboração como de inovação?
Neste momento a Mirazeite tem posição com unidades fabris próprias em Mirandela, Crato, Tomar, Lisboa e a mais recente e moderna em Arruda dos Vinhos que foi inaugurada no último trimestre de 2017. Com esta nova unidade conseguimos produzir mais e melhor com uma rapidez e flexibilidade adequadas aos mercados.

A empresa fez também um rebranding das marcas…
Sim, o rebranding tinha de acontecer pois o mercado e as tendências são autónomas. Elas acontecem porque as pessoas, pelas mais diversas influências, vão mudando. Desta forma, a Mirazeite também o faz para continuar competitiva e atrativa no mercado, pois queremos perpetuar o consumo do azeite nas novas gerações assim como foi no passado com os nossos pais. Além de que, há cada vez mais gente em todo o mundo a consumir este ‘néctar’.

Com a construção da nova fábrica e o rebranding das marcas, há um novo posicionamento estratégico dos azeites Mirazeite?
Nem por isso. A Mirazeite tem um caminho e uma estratégia bem definidos desde sempre e como somos atentos e evolutivos vamos corrigindo o caminho à medida que o percorremos. Se assim não fosse, estaríamos a condenar o projeto a longo prazo, e isso não queremos, como é evidente.

Pode-se esperar mais novidades da Mirazeite num futuro próximo?
Neste momento estamos em fase de conclusão para apresentarmos no SISAB 2019 novas formas de embalagem e práticas para o consumidor. Será uma surpresa…

A exportação é o principal objetivo?
A exportação é e sempre foi o objetivo principal, pois o mercado é maior e mais apetecível, como é evidente. A exportação representa mais de 70% da faturação e é nosso objetivo reforçar estes números nos próximos anos.

Quais são atualmente os mercados externos da empresa?
Os mercados principais atualmente são, os Palops, Brasil, EUA, Canadá, França, Rússia, Alemanha, Holanda entre muitos outros. Estes fazem parte dos ‘diários’, por assim dizer.

Há novos mercados em vista?
Devido ao SISAB Portugal temos tido abertura para novos mercados, nomeadamente os da India e do Japão. Neste sentido temos feito a nossa parte. Devido à dimensão e competitividade leva algum tempo a conquistarmos o nosso espaço, mas lá chegaremos com toda a certeza e com a nossa presença no SISAB.

O SISAB Portugal têm, dessa forma, ajudado no processo de internacionalização…
Sim o SISAB tem sido uma montra neste processo, já o fazemos há alguns anos e o balanço tem sido muito positivo. Daí continuarmos ano após ano a investir seriamente neste certame. Em termos nacional é a referência, fruto da visão, empenho e resiliência do seu fundador, o Dr. Carlos Morais. Tanto assim é, que para 2019 aumentamos o espaço para podermos ter uma maior capacidade de atendimento dos clientes.

Mirazeite11

  • Tags
  • agroalimentar
  • azeites Mirazeite
  • David Bastos
  • economia
  • empresas
  • marcas
  • mercados
  • Mirazeite
  • Portugal
  • SISAB
Notícias Recomendadas
Aplicação gastronómica vence prémio do Turismo Centro de Portugal
Agro-Alimentar SISAB

Aplicação gastronómica vence prémio do Turismo Centro de Portugal

24 Maio, 2022
Porto de Lisboa recebeu 115.984 passageiros de cruzeiro em 2021
Turismo

Porto de Lisboa recebeu 115.984 passageiros de cruzeiro em 2021

31 Janeiro, 2022
Inteligência artificial e plataformas online podem melhorar igualdade de género
Tecnologia

Inteligência artificial e plataformas online podem melhorar igualdade de género

31 Janeiro, 2022
Portugal entre os 13 Estados-membros com salários mínimos abaixo de 1.000 euros
Economia

Portugal entre os 13 Estados-membros com salários mínimos abaixo de 1.000 euros

30 Janeiro, 2022
Exportações e importações de bens sobem 12,7% e 26,5% no 4.º trimestre
Economia

Exportações e importações de bens sobem 12,7% e 26,5% no 4.º trimestre

28 Janeiro, 2022
Falso funcionário bancário acusado de acesso ilegítimo, burla e falsidade informática
Atualidade

Falso funcionário bancário acusado de acesso ilegítimo, burla e falsidade informática

28 Janeiro, 2022
Delta é a marca mais relevante e com melhor reputação para os portugueses
Agro-Alimentar SISAB

Delta é a marca mais relevante e com melhor reputação para os portugueses

25 Janeiro, 2022
Carlos Moedas faz balanço “sobretudo positivo” dos primeiros 100 dias a governar Lisboa
Pelo país

Carlos Moedas faz balanço “sobretudo positivo” dos primeiros 100 dias a governar Lisboa

24 Janeiro, 2022
NATO reforça meios de combate na região face à ameaça russa
Internacional

NATO reforça meios de combate na região face à ameaça russa

24 Janeiro, 2022
Últimas Notícias
28 Jun 12:58
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Jun 12:08
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

23 Jun 21:28
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

22 Jun 20:52
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

16 Jun 23:21
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

15 Jun 23:22
Agro-Alimentar SISAB

Região do Douro escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023

8 Jun 23:58
Agro-Alimentar SISAB

Rui Nabeiro evoca dificuldades da infância no doutoramento ‘honoris causa’

7 Jun 19:28
Agro-Alimentar SISAB

Autarcas de Monção e Melgaço apelam a debate sobre Denominação de Origem para Alvarinho

Portugal na EXPO DUBAI
COMPRE JÁ
  • Cachecol de Portugal €12.00 €10.00
Opinião

Crónica de Joaquim Vitorino

COVID-19: AS NOVAS MEDIDAS EM VIGOR DESDE 25 DE DEZEMBRO

Novas medidas para conter a pandemia de convid-19 entraram às 00:00 do dia 25 de dezembro, face à ameaça da nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

O poder (esquecido) da emigração portuguesa pelo mundo

Cristina Andrade Correia

Torres Novas por António Vale
Certificado Digital COVID-19: o que é e como se obtém
Um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR) vê o certificado digital covid-19 de um condutor, durante a operação de fiscalização no âmbito das novas medidas covid-19 para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nas portagens de Alverca, em Alverca, 25 de junho de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA
Notícias Populares
Compal lança nova gama Vital Bom Dia!
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Junho, 2022 235
Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

28 Junho, 202222
Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

23 Junho, 202218
Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

22 Junho, 202223
Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

16 Junho, 202220
Faça já a sua encomenda
  • Bandeira de Portugal €12.00 €10.00
Massacre de Santa Cruz, 30 anos depois

Ângelo Ferreira

Edição em papel
Mundo Português
Siga-nos no facebook

MP facebook

Covid-19: lavar frequentemente as mãos é uma das melhores proteções

Covid-19

Receba as nossas notícias no seu email

     

    Morada: AV. ELIAS GARCIA 57 – 7º
    1049-017 LISBOA – PORTUGAL
    Telefone: (+351) 21 79 576 70
    Email: redaccao@mundoportugues.pt

    NEWSLETTER:

       

      FICHA TÉCNICA 

      Redes Sociais
      Follow
      Subscribe to notifications
      Copyright © 2021 Mundo Português | Estatuto editorial | Lei da transparência | Politica de Privacidade | Termos e Condições