Almada reforça vigilância nas praias no fim de semana prolongado

Data:

A Câmara Municipal de Almada vai reforçar a vigilância nas praias do concelho, no distrito de Setúbal, durante o feriado e o fim de semana, devido à previsão de calor e forte agitação marítima, anunciou  a autarquia.

“Esta decisão surge devido ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prever condições meteorológicas propícias à atividade balnear e um agravamento do estado do mar, com agitação marítima forte”, explicou a autarquia, em comunicado.

Segundo o mesmo documento, a iniciativa está inserida no projeto Praia Protegida 2018, que tem o objetivo de vigiar as praias do concelho antes da época balnear, aos fins de semanas e feriados, e sempre que as condições meteorológicas sejam favoráveis a esta prática.

Foram quatro as associações que assinaram este protocolo e, por isso, entre os dias 5 a 7 de outubro vão reforçar a vigilância nas praias, disponibilizando diariamente dois nadadores-salvadores e um meio móvel de salvamento (uma viatura 4×4 ou uma moto4).

Entre as praias da Fonte da Telha e da Bela Vista, o reforço ficará a cargo da Associação de Nadadores-Salvadores da Fonte da Telha.

A partir da Bela Vista e até à Nova Praia estará de prevenção a Associação de Nadadores-Salvadores, Resgate e Salvamento Marítimo.

Nas praias da Frente Urbana da Costa de Caparica a vigilância será assegurada pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

Já as praias de São João e da Trafaria serão reforçadas pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Trafaria.

Segundo a autarquia, a Capitania do Porto de Lisboa, através do Instituto de Socorros a Náufragos, será a entidade coordenadora do dispositivo operacional.

Além disso, o município avançou que vai disponibilizar “uma rede rádio e respetivos equipamentos, com canal dedicado, de forma a ligar entre si todas as entidades e meios envolvidos”.

A Câmara de Almada lembrou ainda que os banhistas devem evitar “comportamentos de risco”, tendo uma atenção redobrada ao estado do mar, sobretudo nas zonas de rebentação, e devendo acatar “as indicações dos elementos da Autoridade Marítima local”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.