Universidade do Porto tem mais de 4600 estudantes internacionais

Data:

A Universidade do Porto foi a escolha de 4.609 estudantes internacionais, vindos de 90 países, para a sua formação académica.

Com os dados do novo ano letivo ainda em aberto, a Universidade do Porto (U.Porto) já contabiliza 4.609, oriundos de mais de 90 países, informa aquela instituição de ensino superior portuguesa.
“A U.Porto “pulveriza” já todos os recordes relativos ao número de estudantes internacionais que estão a frequentar a instituição no âmbito de programas de mobilidade internacional, ou para frequentar um grau/curso completo”, revela numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
Só no primeiro semestre do ano letivo 2018/2019, 1.526 estudantes de 61 nacionalidades escolheram a Universidade do Porto para completar um período de estudos de seis ou doze meses, ao abrigo de programas de mobilidade, como o europeu ‘Erasmus+’ ou o brasileiro ‘Ciência Sem Fronteiras’.
Este ano, segundo a universidade, os estudantes chegam este ano de países como Argentina, Síria, Senegal, China, Rússia, Líbano ou Israel.
No entanto, o Brasil (518 estudantes), a Espanha (205), a Itália (163), a Alemanha (83) e a Polónia (74) são as nações mais representadas entre o grupo de estudantes estrangeiros que chegam à Universidade ao abrigo de programas de mobilidade internacional.
Fora do território europeu, destaca-se o contingente de estudantes que chega de Macau (35 só este semestre).
Universidade do PortoNote-se que, nos últimos anos, a U.Porto tem registado, de ano para ano, um crescimento contínuo do número de estudantes que ali chegam ao abrigo de programas de mobilidade.
Aos estudantes de mobilidade, somam-se ainda os 3.084 estudantes estrangeiros de grau que chegaram, ou já estão na Universidade a realizar um curso completo. Neste caso, Brasil (2259), Itália (103), Moçambique (85) e Cabo Verde (75) são as nacionalidades mais representadas.
Já entre as faculdades que mais estudantes acolhem, destacam-se as de Engenharia (706), Letras (560), Ciências (330), Economia (298) e Belas Artes (194).

Boas-vindas no dia 3

No próximo dia 3 de outubro, quarta-feira, a U.Porto promove uma sessão de boas-vindas aos estudantes internacionais de mobilidade que chegam este semestre à Universidade.
A decorrer ao longo da tarde e a partir das 15h, no edifício da Reitoria e na “vizinha” Praça Gomes Teixeira, esta sessão incluirá uma receção aos estudantes por parte de Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora para as Relações Internacionais e Formação, e da Organização Académica.
Segue-se um lanche convívio com pratos típicos portugueses, a atuação da TAFDUP )Tuna Académica da Faculdade de Direito da U.Porto) e a entrega de um kit de boas-vindas que irá acompanhar os estudantes naquela que será a sua “nova casa” ao longo deste ano.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.