‘A minha Casa é a Tua Casa’, reúne cerca de duas dezenas de obras da coleção de Serralves. São as casas imaginadas por artistas consagrados e que se transformam, durante a mostra, na casa de cada um dos visitantes.
‘A minha Casa é a Tua Casa: Imagens do Doméstico e do Urbano de Serralves’ é inaugurada a 1 de outubro, pelas 17h30, na Casa do Território, na Devesa, em Vila Nova de Famalicão. Ficará patente até junho de 2019.
Com perto de duas dezenas de obras de artistas consagrados como José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Gil Heitor Cortesão, Ângela Ferreira, Luís Palma, e outros, a exposição da coleção de Serralves surge no âmbito da adesão do município de Famalicão ao Conselho de Fundadores da Fundação.
‘A minha casa é a tua casa’ “é habitualmente a expressão com que asseguramos a alguém que a nossa hospitalidade é sincera, instituindo também a casa enquanto centro de uma relação entre duas ou mais pessoas – dialética que pode sintetizar a dinâmica entre artista e espectadores: as casas imaginadas por artistas serão temporariamente a nossa casa”, refere uma nota enviada ao ‘Mundo Português’ pelo município de Famalicão.
Para alguns, a casa é sinónimo de abrigo e um lugar que evoca estados e sentimentos como a solidão e a melancolia. Para outros, é o local ideal para identificar e falar de neuroses, de repressões; para outros ainda, a casa, mais concretamente a cozinha, é símbolo da condição feminina e, portanto, cenário e objeto das mais ferozes críticas ao papel tradicional da mulher.
Com a celebração do acordo de adesão ao Conselho de Fundadores da Fundação, o município de Famalicão iniciou uma relação de cooperação baseada num projeto integrativo de promoção e divulgação cultural e ambiental, que entre outras atividades prevê o acesso no concelho às inúmeras exposições itinerantes da coleção de Serralves.
A Fundação Serralves, no Porto, é uma instituição de utilidade pública de que são fundadores, entre outros o Estado, e um importante conjunto de entidades singulares e coletivas, que representam a iniciativa privada, a sociedade civil e as autarquias. Ao todo, conta neste momento com cerca de 241 fundadores.
‘A Minha Casa é a Tua Casa – Imagens do Doméstico e do Urbano na Coleção de Serralves’
01 de outubro 2018 a 02 de junho 2019
Casa do Território (Parque da Devesa)
Rua Fernando Mesquita – V. N. de Famalicão
Horário: 3ª a 5ª, das 09h30 às 13h e das 14h às 17h30; sábado, domingo e feriados, das 14h30 às 18h30
Encerra aos domingos