GNR vai identificar idosos que vivem sozinhos ou isolados

Data:

A GNR vai realizar, durante o mês de outubro, em todo o país, a operação “Censos Sénior 2018” que visa identificar a população idosa que vive sozinha ou isolada, indicou  a corporação.
Segundo a Guarda Nacional República, esta operação vai atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações.
Na Operação “Censos Sénior 2017” foram sinalizados 45.516 idosos, 28.279 dos quais viviam sozinhos, 5.124 isolados e 3.523 residiam sozinhos e isolados.
No ano passado, a GNR detetou ainda 8.592 idosos que se encontravam em situação de vulnerabilidade devido a limitações físicas e psicológicas.
No comunicado, aquela força de segurança refere também que, durante a operação, vão ser realizadas ações de sensibilização para que esta população adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.
Os militares da GNR vão divulgar conselhos de segurança relacionados com situações de violência, burlas, contos do vigário, furtos em residências e prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool.
Os militares vão ainda aproveitar esta operação para divulgar os programas “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura”, que permite recolher os elementos necessários para a elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto.
De acordo com a GNR, esta identificação geográfica torna assim mais eficaz as ações de patrulhamento e a vigilância dos militares da GNR, tornando ainda mais célere a resposta em casos de urgência.

Lusa

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.