O arranque das ligações aéreas entre Singapura e Newark, nos EUA (sem paragens), está previsto para o próximo dia 11 de outubro. As Viagens deverão durar 19 horas, por isso a Airbus desenvolveu o aparelho A350-900ULR (ULR significa para Ultra Long Range), com autonomia para se manter no ar durante 20 horas e percorrer mais de 16.000 quilómetros (nove mil milhas náuticas).
É através deste modelo que a partir de 11 de outubro a Singapore Airlinesvai ligar Singapura a Newark em voos diretos que podem vir a ter a duração de 19 horas, batendo assim o recorde de voo comercial mais longo do mundo. Esta é a primeira de sete aeronaves que a companhia aérea espera vir a receber muito em breve.
Para isto a Airbus aumentou a capacidade do depósito de combustível, permitindo que sejam levados 165 mil litros, mais 24 mil litros do que os A350 “normais”. A aerodinâmica do avião também sofreu melhorias, capazes de reduzir em 25% as necessidades de combustível.
O aparelho conta com 67 lugares na primeira classe e 94 em turística. Uma vez que cada viagem dura quase um dia inteiro, para já, promete a companhia, os passageiros vão dispor de cabines espaçosas o suficiente para se moverem confortavelmente durante o voo e, para breve, estão previstas novas opções de entretenimento a bordo e ligações Wi-Fi.
Ainda não foram revelados os preços das viagens nem o percurso definido.