Partido Socialista propõe taxa reduzida de IRS para contratos arrendamento acima de cinco anos

Data:

 

O IRS sobre o valor dos arrendamentos leva grande fatia dos rendimentos de quem arrenda habitação, nesse sentido o PS vai propor baixar IRS a senhorios que façam contratos entre cinco e dez anos e esta proposta já entrou no Parlamento.

Essa é pelo menos a intenção do Partido Socialista (PS) que assim apresentou no Parlamento a proposta de reduzir de 28% para 25% a taxa autónoma de IRS suportada pelos senhorios que façam esses contratos com essa duração, explica o Jornal de Negócios na sua edição.
Na prática, se a proposta for aprovada, isso significa que todos os contratos (novos ou renovações) com duração superior a cinco anos e inferior a dez passarão a ter uma taxa de 25% de IRS, os que fiquem entre os dez e os 20 anos pagarão 14% e os contratos que vão além dos 20 anos – sendo que a lei estabelece um limite máximo de 30 anos – ficarão com uma taxa de apenas 10%. Também não se aplica qualquer limite ao valor da renda contratualizado entre senhorio e inquilino.
Uma medida que visa estimular o mercado de arrendamento e que parece vir ao encontro de quem reclamava um maior benefício, mas para períodos inferiores a dez anos.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.