O Cinecôa, Festival Internacional de Cinema de Foz Côa, começa na quinta-feira com a exibição do filme “Caderno Negro”, numa sessão com a presença confirmada do seu produtor, Paulo Branco, indicou à Lusa fonte da organização.
O filme “O Caderno Negro”, uma coprodução luso-francesa realizada pela chilena Valeria Sarmiento e produzida por Paulo Branco, é inspirada na obra de Camilo Castelo Branco e conta com a participação da atriz francesa Lou de Laâge, como protagonista, e dos portugueses Victoria Guerra, Catarina Wallenstein e Filipe Vargas.
Organizado pelo município de Vila Nova de Foz Côa, o Cinecôa acontece desde 2011, ano da sua estreia, e já homenageou ou contou com a presença de figuras marcantes do cinema, como Manoel de Oliveira, Lisandro Alonso, Benoît Jacquot, Teresa Villaverde, António-Pedro Vasconcelos, Tino Navarro ou, mais recentemente, o cineasta britânico Hugh Hudson, realizador de “Momentos de glória” e “Greystoke – A Lenda de Tarzan”, “Altamira”. Paulo Branco é a personalidade em destaque, este ano.
A entrada é gratuita e são esperadas cerca de 3.000 pessoas ao longo dos três dias em que decorre o festival.